Canibais com chapéus

Três homens, que participavam de uma expedição na floresta, foram capturados por canibais.

Foi dada a eles uma chance de escapar com vida. Os homens foram colocados em fila e amarrados a estacas, de maneira que o que estava no fim da fila podia ver as costas dos seus dois companheiros, o que estava no meio podia ver as costas de companheiro da frente, e o que estava na frente não podia ver nenhum dos dois companheiros.

Depois, foram mostrados 5 chapéus aos homens: 3 pretos e 2 brancos. Os homens foram vendados e cada um recebeu um chapéu, sendo que os 2 chapéus restantes foram escondidos. As vendas foram tiradas e os canibais disseram que, se um dos homens dissesse qual era a cor do chapéu que estava usando, os 3 sairiam com vida. O tempo passava e ninguém dizia nada. Finalmente, o homem da frente, que não via seus companheiros, acertou a cor de seu chapéu.

Qual era a cor do chapéu e como ele deu a resposta correta?

Resposta

O homem que estava no fim da fila podia ver quais chapéus estavam usando os dois companheiros da frente. Logo, se os chapéus dos dois fossem brancos, ele saberia que o seu chapéu seria um preto. Porém, já que ele não se pronunciou, com certeza viu pelo menos um chapéu preto à sua frente.

O homem que estava no meio da fila percebeu que o de trás não pôde definir a cor de seu chapéu. Deduziu, assim, que deveria existir pelo menos um chapéu preto, usado por ele (o do meio) ou pelo homem da frente. Se ele, agora, visse que o da frente usava um chapéu branco, poderia definir que seu chapéu era preto. Porém, este também se manteve calado, dando a entender que o chapéu que ele via à sua frente era preto.

Por fim, o homem da frente percebeu que ninguém se pronunciou. Assim, utilizando os mesmos procedimentos lógicos já utilizados pelos outros homens, pode deduzir que seu chapéu era um chapéu preto. E disse, corretamente: “Meu chapéu é preto!”.

[collapse]

Dificuldade: Difícil

Veja também o problema: Intelectuais e os seus chapéus.

Anterior

Os três viajantes

Problema dos baldes – II

           
Próximo

Deixe um comentário