Como Ter Mais Energia?

O pesquisador da Gallup, Tom Rath, fez uma entrevista com 10.000 pessoas, para perguntá-las se elas se sentiam com energia ou não. E, apenas 11% disseram que sentiam que tinham muita energia. Ou seja, grande parte dos entrevistados disseram que não, não se sentiam com energia, e que lutam diariamente para terminarem os seus dias com disposição. E, pensando um pouco acerca disso, podemos perceber que, realmente, em muitos dos nossos dias nos sentimos cansados, sem energia e, por isso, lutamos para realizar nossas obrigações.

Felizmente, a equipe desse pesquisador recebeu estes resultados e começou a estudar mais sobre, a fim de descobrir o motivo pelo qual ficamos sem energia e por que as energias renováveis ​​são importantes em praticamente todos os lugares, exceto em nossos próprios corpos. Assim, para descobrir o que torna a nossa carga de energia completa, os pesquisadores entrevistaram os principais cientistas sociais do mundo, conseguindo catalogar 2.600 idéias para melhorar o desempenho diário dos indivíduos. Dessa forma, descobriram três fatores que diferenciam os dias cansativos dos dias produtivos, em que estamos cheios de energia.

Esses três fatores foram explicados no livro “Are You Fully Charged?: The 3 Keys to Energizing Your Work and Life” (Você está totalmente carregado?: As 3 chaves para energizar seu trabalho e sua vida), de Tom Rath. Sendo assim, tomando essa obra como base, iremos instruí-lo como ter mais energia e disposição o dia todo.

Encontre um motivo para ser feliz

De acordo com Viktor Frankl, a felicidade não deve ser procurada. Ao contrário disso, ela deve acontecer naturalmente, e, para que isso ocorra, devemos ter um motivo para ser feliz. Se buscamos esse significado em nossa vida, consequentemente encontraremos a felicidade e, portanto, teremos mais energia.

As pesquisas mostram que, o que nos faz pessoalmente felizes, é, comumente, algo egoísta. Logo, quando buscamos apenas a nossa felicidade, sem pensarmos em beneficiar outras pessoas, encontramos, na verdade, a infelicidade, uma vez que tomamos atitudes egoístas.

Se a felicidade não tiver um sentido, um significado, ela não é boa para o indivíduo. Ou seja, a felicidade sem significado é o equivalente físico de estar estressado. Por isso, ficamos sem energia. De acordo com o livro “Are You Fully Charged?”, um estudo liderado por Barbara Fredrickson, da Universidade da Carolina do Norte, demonstrou que, quando os entrevistados estavam felizes, mas não tinham sentido em suas vidas, eles possuíam um padrão genético relacionado ao estresse que é conhecido por ativar uma resposta inflamatória.

Por isso, crie o seu significado, o seu motivo para ser feliz. Encontre atividades que lhe dão mais satisfação, orgulho e felicidade. Então, passe mais tempo fazendo-as e saiba até mesmo como inseri-las em seu cotidiano e trabalho, para que as horas que você passe trabalhando tenha mais significado.

Tenha interações positivas

Quando Tom desenvolveu a sua pesquisa, ele descobriu que as pessoas tinham a tendência de subestimarem como as suas interações diárias lhe faziam sentir. Porém, isso é um erro, pois, quando os pesquisadores pedem às pessoas que lhes contem as experiências mais positivas e negativas de suas vidas, elas consistentemente descrevem situações em que estavam envolvidas com outras pessoas. Ou seja, quando se envolviam com eventos sociais. Por isso, é muito importante investir em interações positivas, pois as chances de você se sentir melhor durante o dia se quadruplica.

Ainda, faça amigos próximos em seu local de trabalho, pois, de acordo com a pesquisa da Gallup, pessoas que têm relacionamentos de melhor amigo no trabalho possuem sete vezes mais chances de se envolver em seu trabalho e, consequentemente, terem mais energia. Dessa forma, faça bons amigos, e se certifique de tornar as suas interações positivas. Basicamente, 80% das coisas que você diz devem ser positivas.

Tenha mais saúde

Sem dúvidas alguma, a sua saúde influencia na sua disposição e energia. Por isso, coma de forma mais equilibrada, exercite-se, durma mais e invista em bons hábitos. Ainda, não é preciso apenas comer mais, mas também ingerir coisas benéficas. De acordo com um estudo histórico da Universidade de Harvard, que acompanhou mais de 100.000 pessoas ao longo de duas décadas, a qualidade do que você come é mais importante do que a quantidade. Ou seja, não adianta comer muito, mas apenas ingerir alimentos poucos nutritivos.

Ademais, atente-se à sua alimentação, pois ela também interfere em seu humor. Alimentos processados e com muito açúcar aumentam a preguiça, enquanto os que possuem a gordura trans tendem a tornar o indivíduo mais agressivo. Por isso, evite-os.

Seguindo as dicas citadas, com certeza você terá mais energia para exercer as suas atividades diárias.

Anterior

Como Parar de Perder Tempo na Internet?

Como Acabar Com Maus Hábitos?

           
Próximo

Deixe um comentário