Como Acabar Com Maus Hábitos?

Todos nós temos hábitos que juramos que não iríamos repetir, em algum momento de nossas vidas. Até tentamos resistir, mas, quando menos esperamos, estamos de novo cometendo algo que dissemos que não iríamos fazer. De acordo com o livro Emotional Success” (“Sucesso Emocional”), a maioria das pessoas falha em cumprir suas metas diárias cerca de 20% das vezes, sendo essa uma porcentagem que sobe quando o indivíduo está cansado, estressado, etc. Ainda, a obra também afirma que apenas 8% das promessas de Ano Novo são realmente cumpridas. Ou seja, temos um problema com hábitos, certo? Comumente, conseguimos manter apenas os ruins.

Mesmo que tentemos exercitar a força de vontade e a resistência forçada, elas não são eficazes a longo prazo. Na verdade, elas ainda possuem diversos efeitos colaterais, mesmo que deem certo. Esse mesmo livro citado acima, “Sucesso Emocional”, demonstrou que o uso do controle ativo para suprimir sentimentos e desejos prejudica a memória, de acordo com o psicólogo de Stanford, James Gross.

Porém, não é preciso se preocupar, pois existem outros métodos de lidar com os maus hábitos. Na verdade, a solução para combater essas emoções impulsivas, que nos levam a realização desses hábitos ruins é mais emoções. De acordo com David DeSteno, professor de psicologia na Northeastern University, essas emoções diferentes nos fazem permanecer focados a longo prazo. Por isso, saiba quais são, abaixo, e como elas irão lhe ajudar a acabar com os seus maus hábitos.

Emoções para acabar com os maus hábitos

Gratidão

A gratidão é uma emoção importante, pois elas nos faz esforçarmos para outras pessoas, exercendo um esforço que não faríamos caso não estivéssemos sentindo tal emoção. E, a sensação de gratidão também pode a aumentar a disciplina que temos em relação aos cuidados com nós mesmos.

De acordo com o livro “Sucesso Emocional”, as diferenças nos níveis diários de gratidão foram associadas ao autocontrole. De acordo com pesquisas, as pessoas que possuíam aproximadamente 33% mais gratidão do que seus correspondentes durante três semanas demonstraram o dobro do autocontrole financeiro em comparação com aquelas que tiveram 33% menos. E, esse autocontrole melhora outras áreas da vida, como relacionamentos.

Alguns outros estudos também demonstram que a gratidão produzia benefícios à saúde, incentivando o menor uso de tabaco e álcool, melhor alimentação e mais exercícios. Por isso, mantenha um diário de gratidão e tente ressignificar até mesmo as coisas ruins que ocorrem, no processo em que está tentando parar com os seus maus hábitos.

Compaixão

A compaixão nos incentiva a fazer coisas boas para outros, mesmo quando este não fazem nada por nós. E, essa energia e disciplina podem ser aplicadas para o seu futuro você. Por exemplo, de acordo com o livro no qual estamos nos apoiando, quando os alunos tiveram compaixão por si mesmos, depois de terem ido mal em um teste, se esforçaram 30% mais. Ou seja, há mais incentivo para quebrar com os maus hábitos.

De acordo com o livro “Sucesso Emocional”, um estudo que envolveu mais de duzentos estudantes demonstrou que existe uma forte ligação entre compaixão em relação a si mesmo e a progressão das metas acadêmicas. Assim, os alunos que tinham menos autocompaixão procrastinavam mais e, como esperava-se, tiveram piores resultados acadêmicos.

Porém, como é possível ter mais autocompaixão? Bom, um exercício muito útil é escrever uma carta “o futuro você”, tentando pensar em como se sentirá futuramente, quando conseguir quebrar os seus hábitos ruins. Quanto mais você sentir ligação com o seu “futuro você”, mais responsável será e mais compaixão terá, o que lhe ajudará neste processo.

Orgulho

Apesar do orgulho ser um dos pecados capitais, ele pode sim ser útil para lidar com hábitos ruins. O orgulho que é chamado de pecado é o orgulho hubrístico, de acordo com psicólogos. Porém, existe o orgulho autêntico, que é o sentimento de auto satisfação que temos quando realizamos algo bom para nós mesmos. O orgulho é algo bom, e, na medida correta, pode aumentar a motivação e a diligência.

Utilizando essas três emoções, você conseguirá parar de se apoiar na força de vontade tradicional, que comumente não perdura e possui efeitos secundários. Ademais, essa força de vontade, usada em excesso, pode causar solidão e prejudicar a sua própria resiliência.

Anterior

Como Ter Mais Energia?

Como Ser Persuasivo?

           
Próximo

Deixe um comentário