Como Ser um Pai Excelente?

Muitos pais se sentem frustados com as atitudes dos seus filhos, principalmente com as pirraças. Por exemplo, quando pedem para a criança fazer algo, mas ela na verdade apenas se esperneia e se recusa a realizar o que foi solicitado. Veja o exemplo de uma situação semelhante: eu estou conversando com um amigo que fala apenas inglês, e continuo a pedi-lo para que se comunique comigo apenas em alemão. Isso é coerente? Obviamente, não, pois ele não conhece a língua que eu lhe exigi. Ou seja, não é coerente eu exigir um indivíduo adulto que faça algo que ele não compreende.

Da mesma forma, não podemos esperar que as crianças tenham o mesmo autocontrole e habilidades dos adultos, algo que comumente ocorre e, por isso, acontecem essas divergências entre pais e filhos. Apesar da maior parte dos adultos entenderem que as crianças não possuem a mesma mentalidade que eles, insistem em agir como tal.

Mas, felizmente, não será mais preciso, que você, pai, se preocupe com essa questão de relacionamento com o seu filho, pois iremos ensinar como é possível ser um pai excelente e manter um bom relacionamento com os infantes. Seguindo as dicas de Ross Greene, ex-membro do corpo docente da Harvard Medical School, iremos orientar os pais exercerem a disciplina, ensinarem e ainda assim desenvolverem um vínculo inexplicável com seus filhos. Confira.

Como ser um bom pai?

É tudo uma questão de habilidades

É preciso entender que tudo é uma questão de habilidades, e não de desejo. E, se alguém não tem as habilidades necessárias para conseguir lidar com a frustração e resolver problemas racionalmente, simplesmente não será possível fazer o correto e pedido, mesmo que o pai ameace ou grite. Por isso, entenda que esse método agressivo não será efetivo com o seu filho, apenas porque ele não tem as habilidades necessárias para lidar com tal situação.

Logo, tente não se concentrar no mau comportamento de seu filho, mas sim as habilidades que lhe faltam. Caso resolva esse problema subjacente, o comportamento maléfico irá desaparecer por completo.

Não tente impor a obediência

Muitos pais usam o argumento de “Eu sou o pai!”, e esperam que os seus filhos simplesmente lhes obedeçam por esse motivo. Porém, isso não é muito efetivo. Impor obediência a uma criança, ao invés de ensiná-la o porquê deve-se obedecer, é algo muito prejudicial.

Na verdade, com essa imposição, que comumente vem acompanhada de gritos e ameaças, a criança só irá experimentar uma sobrecarga emocional grande. Obviamente, como as crianças não possuem controle emocional, as ameaças só pioram a situação, e, no final, o infante não consegue controlar o seu comportamento.

Isso não significa que você deve simplesmente ceder. Mas, é preciso compreender o seu filho, lhe perguntando o problema e, então incentivando-o a obedecer, ao explicar a situação. Com certeza, você não quer criar um adulto que obedece os outros cegamente.

Crie um sistema de colaboração

Para que você estabeleça uma boa relação com o seu filho, diminuindo os conflitos, é preciso criar um sistema de colaboração. Para tal, é necessário, primeiramente, ter empatia. Seja sempre calmo e gentil, não é estabelecendo um argumento ou um interrogatório. Por exemplo, caso o seu filho esteja enfrentando dificuldades em fazer a lição de casa, tente dizer: “Percebi que está enfrentando dificuldades com esta tarefa, o que está acontecendo?”.

Ou seja, sempre mantenha a paciência e incentive o seu filho a conversar. Tente, juntamente com a criança, definir qual é o problema, seja ele de relacionamento com você ou não. E, então, poderá finalmente perguntar se há algo que você pode fazer para ajudar a solucioná-lo. Não sugira nada, é hora apenas de ouvir e estabelecer um sistema de colaboração.

Obviamente, a criança não tem a habilidade de resolver também os seus problemas com a situação. Comumente, irão sugerir resoluções que apenas lhe beneficiam. Por exemplo, na situação de dificuldade em realizar o dever de casa, podem sugerir apenas não fazê-lo. E, é aí que entram as suas sugestões, mas de forma sutil e sem desvalidar a ideia do seu filho.

Seguindo todas essas dicas que demos acima, com certeza você conseguirá ser um pai excelente.

Anterior

Como Ser Resiliente?

Como Parar de Perder Tempo na Internet?

           
Próximo

Deixe um comentário