Como Ser Resiliente?

Sempre vemos muito sobre resiliência, persistência e coragem. Comumente, são frases de encorajamento para que o indivíduo tenha este tipo de atitude, em situações adversas. Porém, não é comum ver informações que ensinam às pessoas, efetivamente, como realmente ter essas qualidades. E, principalmente, como mantê-las quando a vida fica mais difícil.

Afinal, como é possível ser mais resiliente, enfrentando diversos desafios da vida? É necessário entender como se deve persistir para, no final, prosperar em seus objetivos. Felizmente, separamos algumas dicas sobre como ser resiliente. Essas dicas podem ser aplicadas em diversos âmbitos de sua vida, como, por exemplo, quando se enfrenta o desemprego, perdas pessoais, etc. Confira-as.

Como ser resiliente e superar situações difíceis?

Reconheça as dificuldades e acredite

A maioria das pessoas, quando passam por situações difíceis, entram em negação. Os indivíduos que enfrentam situações de risco de vida comumente passam por este estágio de luto mais rapidamente, indo rapidamente para a aceitação. Porém, como pode-se perceber essa é uma fase comum a todos. Por isso, para enfrentar situações difíceis, é preciso, primeiro, reconhecê-las e, em seguida, acreditar nela. Ou seja, acredite que essa situação realmente existe.

Quando estamos no período de negação, as coisas pioram mais rapidamente, pois não fazemos nada para impedir a piora. Assim, quanto mais rápido você identificar a dificuldade e acreditar nela, poderá começar a solucionar os seus problemas.

Gerencie as suas emoções

Em algumas situações, os mergulhadores se afogam mesmo tendo oxigênio de sobra em seu tanque. E, por que isso ocorre? Bom, isso acontece pois, em situações difíceis, as pessoas deixam o medo tomar conta e entram em desespero, o que ocasiona uma piora mais rápido. Com os mergulhadores, esse pânico faz eles puxarem o regulador para fora da boca, o que causa o afogamento. Por isso, sempre gerencie as suas emoções.

Mesmo em fases complicadas, mantenha a calma e a lucidez, para que possa lidar bem com as dificuldades que estão por vir. Saiba quando é a hora de desesperar e quando é o momento de manter-se sereno.

Seja um desistente

É uma grande ironia falar que o segredo da resiliência é tornar-se um desistente. Mas, isso é uma verdade. É preciso avaliar as suas habilidades, a situação em que se encontra e quando deve-se abandonar o navio. De acordo com o livro “Deep Survival: Who Lives, Who Dies, and Why”, “é uma questão de olhar para si mesmo e avaliar suas próprias habilidades e onde você está mentalmente, e depois, perceber que é melhor voltar atrás e ter a chance de fazer isso de novo do que tentar e não poder voltar”.

Por exemplo, a forma mais fácil de sobreviver a um furacão é não se colocando no lugar propício para que isso ocorra. Outro exemplo pode-se perceber nas situações em que os indivíduos saem das empresas antes dela quebrar, e eles serem demitidos. Essas desistências tornam as pessoas mais leves, felizes e motivadas.

Tenha ilusões

De acordo com Marshall Goldsmith, as pessoas bem sucedidas são sempre ilusórias. E, isso não deve ser interpretado como algo ruim. Na verdade, ser uma pessoa ilusória torna os objetivos maiores e, com isso, os indivíduos ficam mais efetivos. Por isso, tenha ilusões, mesmo que outros digam que são delírios.

Prepare-se, mesmo que seja tarde demais

Um indivíduo resiliente deve se preparar para situações difíceis, mesmo que elas estejam tão perto, e que portanto, já seja tarde demais. Por isso, prepare-se, instaurando bons hábitos, sendo esses produtivos, e eliminando os desperdícios. Assim, mesmo que esteja passando por problemas atuais, estará se preparando para outros futuros. Dessa forma, você se sentirá mais seguro para enfrentar dificuldades.

Mas, segundo Dan Coyle, é preciso se certificar de que a preparação está perto do real. Ou seja, não adianta se preparar de forma ilusória para as situações. Isso porque um treinamento ruim pode ser até mesmo pior do que nenhum treinamento.

Ainda, existem diversas outras dicas que podem auxiliar um indivíduo a tornar-se resiliente. Por exemplo, manter-se ocupado durante situações adversas para que suas emoções estejam sob controle. Mas, praticando as que dissemos acima, tudo se tornará mais fácil e você, com certeza, começará a se tornar alguém resiliente.

Anterior

Como Ter Conversas Difíceis?

Como Ser um Pai Excelente?

           
Próximo

Deixe um comentário