Curiosidades Sobre o Outono

O Outono, uma as quatro estações do ano, é caracterizado no Brasil pela queda de temperatura e da quantidade de chuvas. É comum a ocorrência de geadas e nevoeiros, na região sul do país.  Como a estação prepara a chegada do inverno, são comuns mudanças de hábitos de alimentação, banhos mais prolongados, roupas mais quentes e também a busca por ambientes mais aquecidos.

Vamos aprender mais sobre o outono? Então vamos lá!

As quatro estações do ano

As quatro estações do ano, primavera, verão, outono e inverno, foram definidas em função das variações climáticas que são observadas ao longo do ano. Essas variações são motivadas pela inclinação da Terra em relação ao Sol. Por conta desta inclinação, os dias no outono tendem a ter a mesma duração que as noites, principalmente no equinócio.

O Equinócio de Outono

O equinócio de outono corresponde ao momento em que o Sol incide de maneira mais alinhada e homogênea sobre a Linha do Equador, definindo dias e noites praticamente com a mesma duração.  Ele marca o fim do verão e o início do outono. O outono boreal, no hemisfério norte, tem início em 22, 23 de setembro e termina em 21, 22 de dezembro. Já o outono austral, no hemisfério sul e no Brasil, por exemplo, vai de 20, 21 de março a 20, 21 de junho.

Outono: origem do nome

Da mesma maneira que as outras estações, a palavra outono deriva do latim, autunms, época ideal para a colheita. É também uma variação de auctus, significando transição, florescimento ou fortalecimento. A palavra americana para o outono é fall, que além de dar o nome à estação, também significa queda, numa associação com as folhas que caem das árvores nesta época do ano. Já os britânicos preferem autunm.

Outono e o festival da lua cheia na China

A proximidade do outono marca uma das festas mais tradicionais da China: o Festival da Lua Cheia, que só perde em concorrência para o Festival da Primavera. O Festival teria sido criado durante a dinastia Tang (618-906), uma das mais longas da China. O dia 13 de setembro é a oportunidade para reunir e família. Comer o bolo da lua, um dos pratos típicos da data, é indispensável.

Por que as folhas caem no outono?

A clorofila, o pigmento verde presente nas folhas, permite que as plantas produzam os açúcares, a partir da água e do dióxido de carbono. Quando o inverno vai se aproximando, as plantas “quebram” a clorofila, armazenando-as em seus troncos e raízes. Com essa quebra, já não há mais utilidade para as folhas, que morrem e caem. Algumas espécies mudam de cor, assumindo tonalidades avermelhadas ou amareladas.

Migração no outono

Várias espécies de pássaros migram durante o outono. O Gavião-papa-gafanhoto (Swainson´s hawk) migra da América do Norte para áreas mais frias da América do Sul, em um trajeto que pode levar dez mil quilômetros e envolver até 350.000 pássaros da espécie. Mas o uso de pesticidas, principalmente na Argentina, estaria comprometendo o retorno do gavião, após o seu período migratório. Os jovens da espécie se alimentam de pequenos roedores, como esquilos e coelhos. Quando não estão reproduzindo, o seu “prato” favorito são os gafanhotos. A Andorinha do Ártico (Artic tern) também migra milhares de quilômetros do Ártico para as águas ricas em alimento da Antártida, durante o outono.

Reservando alimento no outono

Durante o outono, certas espécies de esquilo enterram nozes e sementes para serem usadas como alimentação durante o inverno. Nesta ocasião, os cientistas detectaram um aumento de 15% no hipocampo destes roedores, área do cérebro responsável pela memória e pela emoção. Assim, vão conseguir se “lembrar” onde deixaram a tão necessária comida no tempo de estio.

Os “filhos” do outono são mais inteligentes

De acordo com um documento do Departamento de Educação do Reino Unido, as crianças nascidas durante o outono tendem a se destacar mais na escola e nos estudos. Já a Universidade de Chicago atesta que os nascidos nesta época têm chances maiores de viverem mais.

Anterior

Curiosidades Sobre o Inverno

Curiosidades Sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

           
Próximo

Deixe um comentário