Curiosidades Sobre o Dia Internacional do Trabalho

O Dia Internacional do Trabalhador, do Trabalho ou dos Trabalhadores é um evento mundial que celebra, sob a forma de manifestações, as lutas e as conquistas dos trabalhadores em praticamente todas as partes do mundo. Lembra também aqueles que sofreram ou foram mortos em busca de melhores condições de trabalho. Em alguns lugares assume um caráter de comemoração, com shows e distribuição de brindes ou pode servir para disseminar determinados conteúdos políticos e/ou ideológicos.

Mas vale a pena conhecer algumas curiosidades sobre essa data. Vamos lá?

Origens do Dia Internacional do Trabalho

Em 1º de maio de 1886 foram marcadas greves e manifestações em praticamente todos os estados dos EUA, tendo como bandeira principal a redução da jornada de trabalho que chegava a 14, 16 horas diárias. Como era de se esperar, a polícia reprime o movimento, acarretando mortes, prisões, jornais fechados, casas invadidas. Oito dirigentes do Partido Anarquista são presos e, durante o processo, sete deles são condenados à morte. Duas penas são posteriormente convertidas em prisão perpétua e um deles morre na prisão. Em 11 de novembro de 1887, os quatro restantes são enforcados. Em 20 de junho de 1889, a Segunda Internacional Socialista (organização de partidos operários e socialistas) estabeleceu o 1º de maio como Dia Internacional dos Trabalhadores, em homenagem aos mártires daquele conflito.

O Dia Internacional de Trabalho no Mundo

Nos EUA, o dia é comemorado na primeira segunda-feira do mês de setembro, muito provavelmente como uma forma de não associar a data aos trágicos episódios de 1886 e 1887. Na maioria dos outros países, a data é 1º de maio.

O Dia Internacional do Trabalho no Brasil

No Brasil, há relatos de manifestações relacionadas ao primeiro de maio desde 1895. A data foi oficializada pelo Presidente Artur Bernardes, em 1924, em homenagem aos heróis das lutas por melhores condições de trabalho e para confraternização da classe operária. O Presidente Getúlio Vargas, no entanto, tratou de atribuir à data um caráter comemorativo, bem como para endeusar os seus feitos, chamando-a de Dia do Trabalhador.

Getúlio Vargas e o Dia do Trabalhador

O Presidente Getúlio Vargas sempre se utilizava da data para fazer anúncios relacionados aos trabalhadores. Assim é que nas comemorações de 1940 ele institui o salário mínimo. Em 1941, efetiva-se a Justiça do Trabalho. Em 1943, Getúlio sanciona a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, compilado extenso de toda a legislação relacionada à regulação das relações entre capital e trabalho. Quanto ao salário mínimo, se fossem mantidos os parâmetros de 1940, ele deveria ser, em dezembro, de 2019 de R$ 4.342,57, segundo o DIESSE.

Origem das organizações de trabalhadores no Brasil

As organizações dos trabalhadores no Brasil remontam ao final da década de 1880, com a chegada de imigrantes europeus, principalmente os italianos, que traziam consigo as experiências de associações sindicais em seu país (e em outros países da Europa), vinculadas ao anarquismo. Já em 1907, a corrente anarquista, funda a Liga Operária de São Bernardo do Campo/SP, como consequência da greve dos operários de São Paulo (que reivindicava a jornada de trabalho de 48 horas).

Para que servem os sindicatos de trabalhadores?

Os sindicatos de trabalhadores representam a união e a solidariedade entre os seus pares. São criados essencialmente para a defesa dos interesses da categoria que representam, especialmente em relação à questão salarial, jornada e condições de trabalho. Há estudiosos que atribuem também aos sindicatos uma perspectiva essencialmente revolucionária, de superação do sistema de trabalho no capitalismo.

Sindicatos no Brasil

Em 2018, segundo o Ministério do Trabalho, havia 11.257 sindicatos no Brasil, sendo que a maioria deles se constitui através de contribuições voluntárias de seus filiados. Com a reforma trabalhista de 2017, o chamado imposto sindical ou a contribuição sindical compulsória deixou de existir. Os sindicatos se organizam ainda em federações, confederações e centrais sindicais. Há nove centrais sindicais no Brasil, sendo a CUT (Central Única dos Trabalhadores) a maior delas, representando 33,6% dos trabalhadores sindicalizados.

Carteira de Trabalho no Brasil

A Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou simplesmente Carteira de Trabalho, foi instituída em 1932 e tornada obrigatória em 1934 é o documento oficial para assegurar direitos trabalhistas e previdenciários. Em 2018 foi implantada também uma versão digital da Carteira de Trabalho, que pode ser acessada por aplicativo específico.

Dois Estádios 1º de Maio

Em 1979, durante a paralisação dos trabalhadores metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema (em São Paulo), a sede do sindicato não comportava o enorme público que vinha participar das assembleias da categoria. Dessa forma, as assembleias foram transferidas para o Estádio da Vila Euclides, em São Bernardo, conduzidas pelo então emergente líder sindical Luís Inácio Lula da Silva. Em 1980, o estádio passa a receber o nome de 1º de maio, em homenagem às jornadas do ano anterior.

Na Coréia do Norte há um espetacular estádio, também com o nome de 1º de maio, ou Primeiro de Maio Rungrado. Com capacidade para 150.000, o estádio é palco de eventos esportivos, de comemorações oficiais e também do Festival Arirang, o evento das massas, famoso por seus mosaicos humanos e pelo caráter marcadamente ideológico das festividades.

Anterior

Curiosidades Sobre a Páscoa

Curiosidades Sobre a China

           
Próximo

Deixe um comentário