Curiosidades Sobre a China

A China é um país de dimensões continentais (terceiro maior do mundo), com a maior população do planeta e dotado de uma cultura milenar, com invenções que mudaram radicalmente a vida no planeta. É hoje também a segunda potência econômica mundial, com tecnologias e produtos que estão presentes no dia a dia de bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Vamos conhecer fatos e curiosidades sobre a China?

População da China

A população chinesa é de cerca de 1,4 bilhão de pessoas o que a coloca como tendo a maior população do planeta. A maior cidade chinesa é a capital Xangai, com 24 milhões de habitantes (4ª. maior cidade do mundo). O controle populacional é rigoroso, se constituindo em uma política de Estado. A chamada “política do filho único” vigorou por três décadas, tendo sido abolida em 2016, admitindo-se hoje dois filhos por família.

Mao Tsé Tung

Mao Tsé Tung, o “Grande Timoneiro” foi o principal líder do Partido Comunista Chinês e, talvez, o principal líder chinês contemporâneo. Em outubro de 1949 fundou a República Popular da China. Foi o responsável ideológico pela “Revolução Cultural”, de 1966, com o objetivo de reavivar o espírito comunista revolucionário, mas que resultou na morte de quase 1,5 milhões de pessoas e na degradação do patrimônio cultural do país. Mesmo assim, tendo falecido em 1976, como governante da China, foi – e ainda é – venerado por parte expressiva da população.

A Grande Muralha da China

A Grande Muralha, iniciada no século VII aC, foi projetada para ser uma defesa fortificada do território chinês de invasões, principalmente de mongóis. Estima-se que tenha cerca de fantásticos 21.100 quilômetros. Badaling, Mutianyu e Jinshanling são as áreas mais bem preservadas da construção, visitadas todos os anos por milhões de pessoas.

O maior rio artificial do mundo

O Grande Canal Chinês, ou Canal Jig-Han, se estende por 1.794 quilômetros, ligando e integrando o norte e o sul do país, no transporte de pessoas, mercadorias, bens e serviços. É patrimônio cultural da humanidade e também o maior e mais antigo rio artificial do mundo, de importância central para a economia chinesa.

Escada para o céu

Uma subida de 999 degraus leva o turista ao arco natural mais alto do mundo, conhecido como Heaven’s Gate. Localizado na Montanha Tianmen, na província de Zhangjiajie, o arco é uma formação rochosa que se ergue a 1524 metros do nível do mar. O arco pode ser acessado também pelo maior teleférico do mundo, com 7455 metros de extensão e a 1279 metros de altura. Haja fôlego e coragem.

Inventos e tecnologia chinesas

Os chineses são responsáveis por invenções que mudaram a face do planeta, como a pólvora, a bússola, o papel e a impressão, sem contar coisas que estão entre as nossas preferências gastronômicas, como o macarrão e o sorvete. A China tem se destacado – e até superado grandes potências, como os EUA – em pesquisa e inovação científica e tecnológica de ponta, como na genética, engenharia, informática e informação e na área aeroespacial, por exemplo.

Produtos chineses

Os produtos “made in China” ou “made in Hong Kong”, estão presentes no cotidiano dos brasileiros e na vida das pessoas ao redor do planeta. No Brasil, é praticamente impossível não ter em uma residência algum produto que não seja de origem chinesa. Isto inclui carros, motos, celulares, computadores, notebooks, roupas, calçados e as incalculáveis mercadorias que são vendidas em mercados populares, por camelôs e nas inúmeras lojas dos próprios chineses.

Comidas típicas da China

A gastronomia chinesa se espalhou pelo mundo e não é diferente no Brasil. Frango xadrez, yakissoba, rolinho primavera e o bolinho da sorte, entre outros, fazem parte do nosso cotidiano. Arroz, frutos do mar, soja, tofu, são ingredientes típicos da culinária chinesa, que incorpora outros elementos “estranhos”, como carne de cachorro, cobra e gafanhotos.

A construção de um hospital em 10 dias

Como parte dos esforços para tratar os pacientes acometidos pelo coronavírus, a engenharia e o esforço chinês surpreenderam mais uma vez, ao construir um hospital em 10 dias, para 1.000 pacientes, em Wuhan, centro do surto epidêmico do vírus. Como se não bastasse, uma segunda instalação hospitalar, também foi construída no mesmo prazo, desta vez para 1.600 pacientes.

Hong Kong

Hongk Kong, assim como Macau, pertencem à China, mas como regiões administrativas especiais. A Inglaterra controlou Hong Kong por 99 anos, devolvendo o território à China em 1997. É destacado centro financeiro, econômico e de comércio internacional. Tem um enorme fluxo de turistas durante todo o ano, principalmente para as compras de aparelhos eletrônicos, roupas, perfumes e bugigangas diversas. No quesito compras, é indispensável ir ao Harbour City, enorme complexo de shoppings, hotéis, restaurantes e cinemas.

Anterior

Curiosidades Sobre o Dia Internacional do Trabalho

Curiosidades Sobre os Estados Unidos

           
Próximo

Deixe um comentário