Curiosidades Sobre o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é a ocasião para celebrar o amor e a união entre os casais, com encontros especiais, presentes e beijos. A data é celebrada em dias diferentes no Brasil e no mundo, além de existirem países que são radicalmente contrários a qualquer comemoração. Quer saber mais fatos curiosos sobre o Dia dos Namorados? É aqui mesmo!

Dia dos Namorados no Mundo

Na maioria dos países, o Dia dos Namorados, também conhecido como o “Valentine’s Day”, ou Dia de São Valentim, é comemorado em 14 de fevereiro. O Dia em homenagem ao mártir Valentim foi instituído pelo papa Gelásio no século V, mais precisamente em 14 de fevereiro de 496.

Dia dos Namorados no Brasil

Diferentemente do resto do mundo, o Dia dos Namorados no Brasil é celebrado em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, famoso como o Santo “casamenteiro”. Mas aqui não há qualquer vinculação com a religião. Trata-se de uma estratégia comercial. Como o mês de junho é particularmente fraco para as vendas, João Dória, pai do atual Governador de São Paulo, bolou um plano publicitário em 1948 para alavancar as vendas no mês de junho. A ideia “colou” e hoje as vendas no Dia dos Namorados só perdem para o Natal e o Dia das Mães.

Um Santo apaixonado: São Valentim

No Século III o Imperador Romano Claudius teria proibido os casamentos, mas o Padre Valetim insistia em realizar a cerimônia, fato que gerou sua condenação à morte. Na prisão, ele se apaixona pela filha do carcereiro e, no dia de sua morte, Valetim teria mandado uma carta à sua amada, com os dizeres “do seu Valentim”.

Namorados famosos

Talvez Romeu e Julieta, de Shakespeare, sejam o casal de namorados mais famoso da história. A tragédia romântica do casal, que insistem no seu amor apesar das constantes desavenças entre as suas famílias – Montecchios e Capuletos – é das mais conhecidas em todo o mundo. A peça de Shakespeare termina com a frase “jamais história alguma houve mais dolorosa, do que a de Julieta e a do seu Romeu”.

Namorados no cinema

O cinema sempre foi um lugar ideal para se namorar. Mas ele produziu também amores que se tornaram eternos. “E o vento levou”, em meio à Guerra Civil Americana, traz a história de amor (e também de ódio) entre Scarlet O’Hara (Vivien Leigh) e Rhett (Clark Gable), ícones do cinema. Na animação, quem não se lembra da cena do jantar com direito a macarronada em “A Dama e o Vagabundo”, dos estúdios Disney? E finalmente, o romance de Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) ambientado no naufrágio do “Titanic”, também já se tornou um clássico do amor das telas.

Música para os namorados

A MPB já produziu tantas canções que celebram o amor e os namorados, que fica até difícil de escolher algumas para exemplificar. Mas, mesmo correndo o risco de deixar versos famosos de fora, aqui vão três sugestões para escutar de mãos dadas com o seu amor. A primeira com certeza é “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que deixa bem claro o tamanho do amor em “Eu sei que vou chorar, a cada ausência tua eu vou chorar, mas cada volta tua há de apagar, o que essa ausência tua me causou”. Roberto Carlos também fez várias canções românticas, com destaque para “Como é grande o meu amor por você”. E por fim, em “Ainda Bem”, Marisa Monte escancara sua paixão no verso: “você que me faz feliz, você que me faz cantar, assim”.

O Amor na religião

O “Cântico dos cânticos”, do Antigo Testamento, poema de amor, atribuído ao Rei Salomão, tem gerado ao longo dos tempos diversas polêmicas entre os religiosos e os estudiosos da religião, pelo seu tom marcadamente erótico. Michael Fox, pesquisador americano, indica que o poema associa partes do corpo da amada a frutas, flores, ervas, pedras, metáforas utilizadas há mais de 3000 anos no Egito.

Contrários ao Dia dos Namorados

Diversos países muçulmanos impõem restrições às comemorações do Dia dos Namorados por conta de sua origem cristã e por supostamente serem contrárias à doutrina islâmica. Na Arábia Saudita, a chamada “polícia da moral” determina o recolhimento de qualquer produto que faça menção ao dia, incluindo a cor vermelha, associada ao pecado. Há castigos severos para quem descumprir as ordens, o mesmo acontecendo em países como o Irã e o Paquistão. Os comerciantes mais ousados vendem os produtos do Dia dos Namorados clandestinamente e com um lucro maior, já que a proibição tem o efeito de aumentar os preços.

Anterior

Curiosidades Sobre o Dia das Mães

Curiosidades Sobre o Inverno

           
Próximo

Deixe um comentário