Curiosidades Sobre o Dia das Mães

As mães são símbolos de carinho, afeto, dedicação, de perpetuação da espécie, de amor incondicional, de poder e responsabilidade, pelo fato de gerarem a vida Hoje, além do papel próprio de mães, elas assumem posições destacadas como trabalhadoras, empresárias, na política e em diferentes esferas da sociedade, sem perder de vista o seu papel central no núcleo familiar.

Aqui vão alguns fatos e curiosidades interessantes sobre o Dia das Mães que você vai gostar! 

A Origem do Dia das Mães

A americana Anna Jarvis havia perdido sua mãe em 1905 e, junto com outras mulheres, buscou alternativas para organizar um dia especialmente dedicado às mães. Em 26/04/1908 elas conseguiram realizar uma celebração em um tempo metodista na Virgínia Ocidental. Em decorrência da atenção que o evento despertou, o Governador daquele Estado definiu esse dia como sendo a comemoração oficial para as mães. Posteriormente, em 1914, o Presidente dos EUA, Woodrow Wilson, decreta o segundo domingo de maio como data oficial, por sugestão da própria Anna. A data foi adotada por outros países, entre eles o Brasil.

Fatos históricos sobre o Dia da Mães

Mas até chegar até Anna Jarvis, há outros fatos interessantes que cercam o Dia das Mães. Na Grécia antiga, eram realizados festivais na primavera em homenagem à deusa Rhea, tida na mitologia grega como a mãe de muitas outras divindades. Os romanos em 250 aC celebravam a Hilaria, também na primavera, em homenagem à deusa mãe Cibele. Em 1600 na Inglaterra, uma celebração para a Virgem Maria terminou com a oferta de flores às mães. Em 1870, cinco anos após o final da Guerra Civil Americana, a escritora e ativista Julia Ward conseguiu que a cidade de Boston reverenciasse as mães no segundo domingo de julho.

Dia das Mães no mundo

O Dia das Mães é comemorado em centenas de países, mas as datas e os motivos podem variar. Argentina e outros países comemoram a data em outubro. Outros, como Portugal e Espanha celebram a data no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Na Bolívia a data é 27 de maio, em referência à Batalha de La Coronilla, quando um grupo de mulheres lutou contra o exército espanhol. Na Indonésia a data é 22 de dezembro, em homenagem ao Primeiro Congresso Feminino do país.

Dia das Mães no Brasil

O Brasil seguiu a data proposta pelos americanos, e celebra o dia das mães no segundo domingo de maio. A data foi oficializada em 1932 pelo então Presidente Getúlio Vargas. Mas antes, em maio de 1918, a ACM – Associação Cristã de Moços no Rio Grande Sul havia realizado uma cerimônia em homenagem às mães. A Igreja Católica no Brasil aderiu à data em 1947, por Dom Jaime de Barros, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro.

Mães mais novas e mais velhas

A peruana Lina Medina, com apenas cinco anos de idade, deu a luz ao seu filho Gerardo. Os médicos avaliaram que ela teve desequilíbrios hormonais e uma puberdade precoce extremamente rara. Não se sabe que teria sido o pai.

Em 2019 foi registrado o nascimento de uma criança por parto natural, filha de uma chinesa de 67 anos. A menina recebeu o nome de Tianci, que significa presente dos céus.

Dia das Mães e o comércio

O Dia das Mães é a segunda data de maiores vendas no comércio, perdendo apenas para o Natal. Estima-se que em 2019 a data tenha movimentado no Brasil R$ 9,7 bilhões. Alguns especialistas afirmam que o Dia das Mães vem perdendo espaço para as vendas da “Black Friday”, mas é inegável o forte apelo comercial da data.

As Mães nas Religiões

A Virgem Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, interlocutora e intercessora dos católicos, é figura central no dogma católico. Mas no Judaísmo e no Hebraísmo inexiste a figura da Mae de Deus, mas sim grandes profetizas possuidoras de enorme fé. Para o Islamismo, Maria é a escolhida por Allah, que deu à luz ao profeta Jesus, mas também exemplo de devoção e pureza. No Budismo, Maria é a Maria-Kannon e também bodhisattva, um ser iluminado de amor e compaixão.

As mães da Praça de Maio

As Mães da Praça de Maio, na Argentina, ganharam notoriedade mundial como movimento social que busca soluções e informações sobre o paradeiro dos filhos e netos desaparecidos durante a ditadura militar no país (1976-1983). O movimento se originou com quatorze mulheres que circulavam a praça no sentido anti-horário, já que as aglomerações eram tidas como subversivas. A Praça de Maio foi escolhida por abrigar a Casa Rosada, sede do poder argentino. O movimento cresceu e é atuante até hoje, tendo sido responsável pelo resgate de mais de 100 presos políticos.

Anterior

Curiosidades Sobre Vulcões

Curiosidades Sobre o Dia dos Namorados

           
Próximo

Deixe um comentário