Curiosidades Sobre Cavalos

Feito para dominar o mundo em quatro patas, o cavalo sobreviveu à Era do Gelo, enfrentou batalhas ferozes e foi parar nos desenhos animais. Por que esse animal nos cativa tanto? Eis algumas curiosidades:

Onde apareceram os primeiros cavalos?

A teoria mais aceita entre os cientistas é de que o cavalo como conhecemos hoje surgiu entre 2 e 4 milhões atrás, na América do Norte. A partir daí os cavalos se espalharam pelo mundo, ocupando quase todos os continentes, exceto Austrália e Antártida. A competição com a megafauna do Pleistoceno e a Era do Gelo parecem ter afetado os cavalos primitivos, restringindo a população selvagem desses animais ao Velho Mundo. Estudos arqueológicos indicam que os cavalos foram domesticados por seres humanos entre 4500 e 2000 anos antes de Cristo, na região da Estepe Euroasiática, que corresponde a uma grande área do norte da China até o Cazaquistão.

A zebra é “quase um cavalo”

Ao observar um cavalo ao lado de uma zebra, há quem pense que a zebra nada mais é que um “cavalo listrado”. A biologia novamente explica! Existem três espécies de zebra: a zebra-da-montanha, a zebra-das-planícies e a zebra-de-grevy. As três fazem parte do gênero Equus (E. zebra, E. burcjelli e E. grevy, respectivamente, são os nomes científicos). E Equus é o mesmo gênero do… cavalo! Não dá para dizer que a zebra é um cavalo, mas filogeneticamente são considerados “primos”, dentro da família dos equídeos.

A origem da ferradura

Desde os tempos mais antigos, os cavalos eram mais utilizados na locomoção humana. Carregar um peso além do próprio corpo, e por longas distâncias, podem machucar as patas dos equinos. Logo surgiu a necessidade de protege-las e aumentar a vida útil do cavalo. Ainda não se sabe ao certo quando as primeiras ferraduras surgiram. Supõe-se que as primeiras ferraduras eram feitas, na verdade, de plantas, couro ou tecido, por volta dos anos 400 a.C. As primeiras ferraduras, de ferro mesmo, só se popularizaram a partir dos anos 1000 d.C.

Os cavalos na guerra

A popularidade dos cavalos também se deu pelo uso desses animais em batalhas, a partir da Idade Média. O aperfeiçoamento da ferradura, e o desenvolvimento da armadura e da sela fizeram com que homem e cavalo parecessem um só, dando vantagem com comparação com aqueles que guerreavam a pé.  A cavalaria ainda chegou a ser usada em larga escala na Primeira Guerra Mundial, mas a vulnerabilidade dos cavalos a armas de fogo fez com que os equinos voltassem a ser utilizados prioritariamente no transporte das tropas.

Os cavalos na modernidade

Outrora cobiçados por aqueles que desejavam batalhar, hoje em dia os cavalos vão muito além do simples transporte, seja humano ou de carga. Alguns dos cavalos mais célebres dos últimos tempos se destacaram em outros campos. As famosas corridas de cavalos consagraram, por exemplo o “Secretariat”, considerado até hoje o cavalo mais rápido da história. Outros mais, como o “Charisma” ou o “Milton”, ostentaram rapidez e explosão nas provas de hipismo. São animais tão adoráveis que chamam a atenção mesmo na ficção. O “pé-de-pano” (Pica-Pau) e o Spirit (o Corcel Indomável) que o digam.

Anterior

Curiosidades Sobre Gatos

Curiosidades Sobre Cobras

           
Próximo

Deixe um comentário