Curiosidades sobre a Black Friday

A Black Friday aparece nos Estados como mecanismo de crescimento das vendas no comércio. A prática cresceu e se espalhou pelo mundo, ganhando projeção no Brasil a partir de 2010. A data já começa a ameaçar o Dia das Mães em nosso país, outra data tradicional, em termos de volume de vendas.

Aqui vão alguns fatos e curiosidades sobre a Black Friday.

Black Friday: origens

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos como forma de incrementar as vendas naquele país e é a responsável por iniciar o período de compras para o Natal. O termo Black Friday assume vários significados: teria sido empregado em 1869, durante uma crise financeira provocada por queda no mercado de ações. A polícia da Filadélfia também teria utilizado a denominação para designar o enorme fluxo de pessoas nas ruas e lojas, gerando um verdadeiro caos no trânsito.

Consta também que o termo é uma referência à forma como a contabilidade do comércio era feita, com a tinta vermelha indiciando prejuízo e a tinta preta indicando lucro.

O certo é que a data é a campeã de vendas no comércio americano e se espalhou para vários países do mundo.

Black Friday nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos a Black Friday ocorre após o Dia de Ação de Graças (ou Thanksgiving), celebrado na última quinta-feira de novembro, conforme tradição iniciada pelo Presidente  Abraham Lincoln. Inicia-se então o período de compras natalinas, que movimenta bilhões naquele país. Em 2018, as vendas teriam batido na casa dos 6,2 bilhões de dólares. Para alavancar ainda mais o comércio, os americanos criaram também a cyber monday, na segunda-feira seguinte à black friday, tentando imprimir ao comércio eletrônico o mesmo desempenho.

Black Friday e a rede de lojas Macy’s nos Estados Unidos

A rede de lojas Macy’s nos Estados Unidos realiza anualmente uma parada no Dia de Ação de Graças com bonecos, balões e outras alegorias, que é transmitida ao vivo para todo o país. O desfile, além de celebrar o “Thanksgiving”, serve de pretexto para anunciar as promoções que virão na Black Friday. A rede foi fundada em 1858 e  uma de suas lojas ocupa um quarteirão na Herald Square, em Nova York, com 11 andares de departamentos.

Black Friday pelo mundo

Os mexicanos criaram em 2011 o “El buen fin”, ou “O Bom Fim de Semana”, também em novembro, na semana anterior ao feriado comemorativo da revolução mexicana, como forma de incentivar o consumo.

Na China o evento recebeu a denominação de “Dia dos Solteiros”, por estudantes da Universidade de Nanquim em 1993 e ocorre em 11 de novembro. Como contraponto ao dia dos namorados, as vendas nesta data superam o PIB – produto interno bruto – de mais de 130 países. Em apenas uma hora, em 2019, as vendas alcançaram 14,3 bilhões de dólares.

Black Friday no Brasil

O impulso para a promoção da data no Brasil tem início em 2009, com o oferecimento de cupons de desconto e posteriormente em 2010, principalmente com o comércio eletrônico. Em 2012 as vendas já haviam apresentado um volume cinco vezes maior que o ano anterior. O faturamento pela internet chegou a 2,6 bilhões de reais em 2018. Há aumento gradativo na participação das lojas físicas nas vendas, com 40% em 2019. No ano passado, os smartphones seguidos pelas televisões foram os artigos mais vendidos na Black Friday.

Cuidados a se tomar durante a Black Friday

No Brasil, assim como em outros países do mundo, é comum a Black Friday começar uma semana antes do dia propriamente dito e se prolongar por uma semana depois. Os especialistas indicam que há ferramentas que possibilitam comparar a evolução dos preços antes e durante a Black Friday para verificar se o preço oferecido é promocional ou não. Descontos exagerados ou irreais devem ser vistos com desconfiança, pois pode significar a prática de aumentar o preço e oferecer um grande abatimento em seguida. Existem também sites fraudulentos, que se passam por outros (verdadeiros), prática que recebe o nome de “phising”. Outros cuidados é evitar e-mails e links de falsas promoções, além manter atualizados antivírus confiáveis, tanto no notebook como no celular.

Anterior

Curiosidades sobre o Dia Internacional da Mulher

Curiosidades sobre o Novembro Azul

           
Próximo

Deixe um comentário