Como Parar de Olhar o Celular?

Você sabia que, antes de surgirem os smartphones, as pessoas passavam apenas 18 minutos, em média, em seus celulares, por dia? Após essa nova tecnologia surgir, esse tempo aumentou para 3 horas diárias, o que demonstra o uso excessivo de tecnologia na era atual. Apesar de muitas pessoas negarem, os celulares se tornaram um vício e estão atrapalhando a vida de muitos indivíduos. Esses dispositivos, que foram criados para serem um auxílio na vida diária, estão se tornando os vilões, pois passamos os nossos dias vidrados nas telas, checando-as em busca de novas informações.

Ademais, segundo pesquisa realizada por Adam Alter, um professor de marketing da NYU e autor do livro “Irresistible: The Rise of Addictive Technology and the Business of Keeping Us Hooked”, as crianças são as mais afetadas com esse uso excessivo dos celulares, pois elas não aprendem empatia e outras habilidades emocionais utilizando tal tecnologia. Logo, esse uso descontrolado dos smartphones está prejudicando gravemente as futuras gerações.

Porém, não é preciso se desesperar, pois, segundo Adam, existem certas estratégias que podem ser adotadas para fugirmos desse vício. Confira abaixo algumas dicas de como podemos parar de olhar o celular.

Conheça estratégias para parar de mexer no celular.

Realize afirmações

Apesar de parecer algo supérfluo, o primeiro passo é começar a realizar afirmações para você mesmo, pois elas tendem a se concretizarem. Ao invés de dizer que você não pode mexer no celular, afirme que você não irá mexer no celular. Ou seja, já estará tornando essa ação uma verdade, a partir do momento que ela sai da sua boca.

Mantenha o seu celular longe

Uma dica muito importante é não manter o seu celular por perto. Isso porque a proximidade proporciona o erro, tornando fácil que você pegue o aparelho e comece a mexer, perdendo, assim, horas do seu dia. Dessa forma, sempre mantenha o aparelho longe, em um local que não seja de fácil acesso.

Segundo Adam, é muito importante que você otimize o ambiente para o seu bem-estar, mantendo as tentações longe. Assim, essa será uma forma de prevenção muito boa, evitando que você mexa excessivamente no celular.

Determine a hora de parar

É muito importante que você tome as rédeas da situação e determine a hora de parar de mexer no celular, assumindo o controle. Muitas vezes, nós nos enganamos, dizendo que só iremos mexer no celular por um curto período de tempo. Porém, a partir do momento que pegamos o aparelho, começamos a checar diversos aplicativos, ver vídeos, deixando o tempo simplesmente passar.

Por isso, determine a hora de parar. Uma boa ideia é utilizar o cronômetro do próprio celular para marcar alguns minutos. Por exemplo, marque cinco minutos no cronômetro e, quando esse apitar, pare de mexer no celular.

Substitua o seu hábito

É muito mais fácil parar de mexer no celular excessivamente caso você tenha um hábito para substituir esse. Assim, você não estará apenas quebrando um hábito prejudicial, mas sim substituindo-o por algo muito mais saudável. Opte, por exemplo, por sempre pegar um livro para ler, nos momentos em que tiver o ímpeto de mexer no celular. Ou então, realize um exercício físico ou tome um copo de água. Essa é uma ótima forma de combater a ansiedade ocasionada pela abstinência.

Anterior

Como Fazer as Pessoas Gostarem de Você?

Como Mudar o Pensamento de Alguém?

           
Próximo

Deixe um comentário