Exercícios de Figuras de Linguagem

As figuras de linguagem, quando utilizadas corretamente, aumentam bastante a qualidade de um texto, pois elas são recursos de expressão. Para saber utilizá-las e conseguir reconhecê-las é necessário estudar e resolver muitos exercícios. Neste quiz você encontrará 13 exercícios, sendo que a maioria deles apresentam justificativa da resposta.

Para conferir quais são as figuras de linguagem e ver exemplos delas, confira a nossa página:

Quiz enviado por: Ana Gabriela Figueiredo Perez

  1. Identifique qual das alternativas trata-se de metáfora:

  2. "Muito bom aquele encanador. Colocou em nossa casa vários canos furados.". Esta frase trata-se de qual tipo de figura de linguagem?

  3. A figura de linguagem que ocorre no trecho "A voz áspera daquele cantor nos fazia ter vontade de morrer" ocorre em qual outro destes?

  4. Quais figuras de linguagem temos neste texto:"Às sete horas da manhã, a rua acordava. Era possível ouvir o grito irritantes daquelas lindas crianças que choravam rios de lágrimas enquanto suas mães terminavam de preparar o café da manhã. O brilho do sol naquele dia ensolarado não era suficiente para animar os adultos, que acordavam com o 'trim' do despertador para trabalhar."?

  5. "Aquela personagem da novela é complicada: ela chora, e grita, e sofre, e teima, e perde, e ganha, e casa, e separa. Nunca vi igual.". O trecho exemplifica qual figura de linguagem?

  6. Se o polissíndeto e a anáfora tem em comum a repetição, qual a diferença entre essas figuras de linguagem?

  7. Se omitirmos as conjunções na frase "Aquela personagem da novela é complicada: ela chora, e grita, e sofre, e teima, e perde, e ganha, e casa, e separa. Nunca vi igual.", temos qual figura de linguagem?

    (Uma palavra, 9 letras.)
  8. Na frase "Não tenho mais Maizena em casa", qual figura de linguagem é empregada?

  9. "É como mergulhar num rio e não se molhar" (Skank); "Tristeza não tem fim, felicidade sim" (Vinícius de Moraes). As frases acimas são exemplos de:

  10. "Aquele ser desprovido de inteligência era como palhaço: não queria saber de nada, só contava piada e fazia graça até que todos morressem de rir. Era uma situação difícil, até uma porta pensa mais que ele!". O texto possui as seguintes figuras:

  11. Quando um elemento é omitido num texto sem que se perca o sentido, como na frase "Sobre a cama, cobertores e lençóis limpos.", temos:

    (Uma palavra, 6 letras)
  12. Se a elipse consiste na omissão de um elemento, qual a diferença entre ela e zeugma, que pressupõe também uma omissão?

  13. "O rato roeu a roupa do rei de roma". Qual é a figura de linguagem desta frase?

Confira também

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

 
Quiz Exercícios de Uso da Vírgula
 
Quiz Exercícios de Acentuação Gráfica