• #1 1 pt(s)

    "O enredo trata de uma mulher pequeno-burguesa sonhadora, criada no campo, que aprendeu a ver a vida através da literatura sentimental. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com um médico interiorano tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Nem mesmo o nascimento da filha dá alegria ao casamento ao qual a protagonista se sente presa." A breve sinopse acima refere-se a um dos romances mais importantes da história da literatura. Além de tratar de temas polêmicos, esse livro é considerado o responsável por transformar o romance em gênero textual. Essa obra é:

  • #2 1 pt(s)

    O inglês William Shakespeare (1564-1616) foi, sem favor, o maior escritor da língua inglesa e maior dramaturgo da história. Suas peças teatrais foram traduzidas e encenadas em todas as partes do mundo, e clássicos como Romeu e Julieta, Macbeth, A Comédia dos Erros e Hamlet são conhecidos, ao menos por nome, por quase todos. Dentre as peças teatrais citadas abaixo, cite aquela QUE NÃO É DE AUTORIA de William Shakespeare:

  • #3 1 pt(s)

    "Nascido em 1809 nos EUA, seus romances são considerados os precursores do gênero policial, e seus contos e poemas são especialmente famosos pelo tom gótico e lúgubre. Hoje, sua personalidade e sua produção literária são estudadas e cultuadas em todo o Ocidente. Dentre suas obras mais notáveis, podemos citar: "Os Assassinatos da Rua Morgue", "O Mistério de Maria Rogêt" e "O Corvo". O texto acima refere-se a:

  • #4 1 pt(s)

    Considerado o grande responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa, José Saramago foi um dos maiores escritores de Portugal. Dentre suas obras principais, podemos citar os romances "Memorial do Convento", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a Cegueira", este último com uma ótima adaptação para o cinema, feita em 2008 por Fernando Meirelles. Sobre a vida e a obra de José Saramago, assinale a alternativa INCORRETA:

  • #5 1 pt(s)

    Os vampiros sempre foram um tema muitíssimo aproveitado pela literatura. Vários e vários autores já se aventuraram a escrever histórias aterrorizantes sobre essas criaturas fantásticas e cruéis, com sua sede de sangue e sua aversão à luz solar e alhos (muito embora os vampiros da literatura "moderna" sejam demasiado românticos). O primeiro a escrever em prosa sobre vampiros foi, provavelmente, Lord Byron, com seu "The Giaour" (1813). Mas a quinta essência da literatura vampiresca é, sem dúvida, um romance publicado em 1897, inspirado no príncipe romeno Vlad III e escrito por....

  • #6 1 pt(s)

    De origem judaica e nascida na Ucrânia, ela naturalizou-se brasileira e tornou-se uma das mais célebres escritoras da língua portuguesa. Embora seja frequentemente apontada como "incompreensível" por alguns leitores pouco acostumados com o caráter reflexivo e fragmentário de sua obra, seu estilo literário - existencialista e extremamente introspectivo - conquistou muitos admiradores ferrenhos. Um deles foi o cantor Cazuza, que declarou ter lido 111 vezes o livro "Água Viva", publicado pela autora em 1973. Essa escritora de que falamos é:

    Sua resposta:

    Dica: Duas palavras, 7 e 9 letras.

  • #7 1 pt(s)

    A epopeia, ou poema épico, é um gênero textual clássico. Apesar de ser geralmente baseado em ocorrências reais, como guerras, navegações e conquistas, o poema épico não costuma descrever os acontecimentos com fidelidade, mas sim revestindo-os de conceitos morais e modelos de comportamento. As epopeias também têm, muitas vezes, o objetivo de exaltar os feitos de um povo ou pessoa. "Ilíada" e "Odisseia" (Homero), "Eneida" (Virgílio) e "Os Lusíadas" (Camões) são exemplos famosos de poemas épicos. Dentre as epopeias abaixo, assinale aquela que foi escrita pelo escritor italiano Torquato Tasso:

  • #8 1 pt(s)

    A Literatura Fantástica é um modo de escrever em que os limites entre o real e o inverossímil não existem. Na escrita fantástica, monstros, seres mitológicos, fadas e duendes, entre outros, convivem lado a lado com humanos em um mundo onde tudo é possível. Esse tipo de literatura tornou-se especialmente popular nas últimas décadas do século XX. Dentre os maiores escritores fantásticos, podemos citar Gabriel García Márquez, Clive Staples Lewis e John Ronald Reuel Tolkien. São exemplos de obras desses escritores, respectivamente:

  • #9 1 pt(s)

    Nesse início de século XXI, a literatura, como tantos outros tipos de arte no mundo pós-moderno, acabou se transformando em um grande negócio. Os best-sellers atuais vendem milhões e milhões de exemplares, tornando seus autores milionários com alguma frequência. Dentre os(as) cinco escritores(as) citados(as) abaixo, apenas um(a) NUNCA ATINGIU a marca de 100 milhões de livros vendidos. Ele(a) é:

  • #10 1 pt(s)

    "Nascido em Portland, EUA, em 21 de setembro de 1947, ele é reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Seus livros foram publicados em mais de 40 países. Embora seu talento se destaque na literatura de terror/horror, escreveu obras de qualidade reconhecida também fora desse gênero. Os filmes "Conta Comigo", "Um Sonho de Liberdade", "Eclipse Total", "Lembranças de um Verão" e "À Espera de um Milagre" são exemplos de adaptações cinematográficas de obras suas." A qual escritor contemporâneo se refere a descrição acima?

    Sua resposta:

    Dica: Duas palavras, 7 e 4 letras.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Maiara Costa em 26/11/2011 e atualizado em 26/11/2011. Esse quiz foi resolvido 87 vezes.
5

Racha Cuca+