• #1 1 pt(s)

    Obra orquestral em três movimentos de Claude Debussy, estreada no ano de 1905, foi uma das grandes responsáveis pela notoriedade do compositor. Evidencia um grande talento para a orquestração através de um estilo marcadamente unusual, pessoal e bastante sutil. Bastante "ilustrativa", está entre as obras-primas da música que se propõe a sugerir determinadas paisagens ou atmosferas.

  • #2 1 pt(s)

    Obra estreada em 1804, é tida por muitos como um dos marcos da história da música e marca a passagem de Beethoven para seu segundo período de criação, mais maduro e com muitos traços do Romantismo. Obra de profundidade emocional e rigor estrutural sem precedentes até a época de sua estréia. O compositor pretendia dedicá-la à Napoleão Bonaparte, porém quando este se auto-proclama Imperador, Beethoven rasga a dedicatória indignado.

  • #3 1 pt(s)

    Famoso poema-sinfônico de Richard Strauss escrito em 1888 e baseado em poema de Nikolaus Lenau. É tido como marco da descoberta de Strauss de seu estilo pessoal e formal e de sua linguagem tonal característica. O alto grau de dificuldade nas partes dos diversos instrumentos da orquestra fez desta peça uma presença constante nas audições de orquestras em todo o mundo.

  • #4 1 pt(s)

    Famosa Ópera em três atos de Richard Wagner, estreada em 1865, é tida como um picos do repertório operístico devido à sua harmonia altamente arrojada, que se baseia em cromatismos e suspensões que levam quase às fronteiras do sistema tonal tradicional. Seu enredo é baseado em uma lenda medieval germânica que enfatiza o "poder restaurador do amor".

  • #5 1 pt(s)

    Peça sacra que é tida como uma das maiores em todos os tempos, estreada apenas 1 ano antes da morte do compositor, o alemão Johann Sebastian Bach. Com uma duração incomum para os padrões esperados, a obra nunca foi executada em sua totalidade durante a vida do compositor, mas foi revivida no século XIX e foi um dos motivos para que a partir de então a fama de Bach se estendesse ao que é hoje. Levantou muitas discussões acerca da verdadeira religiosidade de Bach.

  • #6 1 pt(s)

    Ópera em dois atos de Mozart composta em 1791, ano de sua morte, na forma de Singspiel, forma popular que inclui tanto canto quanto diálogo falado. É famosa pelo seu conteúdo Maçônico e por apresentar diversos ideais do Iluminismo. Tem um enredo fantasioso com diversas criaturas e personagens mitológicos, e possui uma das Árias para soprano mais difíceis de todo o repertório.

  • #7 1 pt(s)

    Ballet em dois atos de Igor Stravinsky estreado em 1910, tem grande relevância histórica não apenas por ser a primeira peça de grande sucesso do compositor, mas também por marcar o início da colaboração entre Stravinsky e Diaghilev, esta qual, viria a produzir mais duas grandes obras-primas no gênero. Seu enredo é baseado em uma lenda russa.

  • #8 1 pt(s)

    Um dos concertos para violino mais populares e mais executados de todos os tempos é tido como importante parte do repertório do instrumento. A peça é inovadora em muitos aspectos,como por exemplo, a súbita entrada do solista já nos primeiros segundos da obra, a conexão dos segundo e terceiro movimentos que são executados sem pausa e longos trechos em que o solista não passa de mero acompanhante, como no famoso trecho dos arpejos em ricochet na recapitulação.

  • #9 1 pt(s)

    Suíte Sinfônica escrita pelo russo Nicolai Rimsky-Korsakov em 1888 é tida como seu trabalho mais popular. Com grande vigor na escrita orquestral e grande habilidade no manejo do processo de orquestração é uma das obras mais executadas e gravads por grandes orquestras no mundo todo. Além disso, outra característica marcadamente 'russa' presente na obra, é o interesse do compositor pela música e enredos orientais.

  • #10 1 pt(s)

    Uma das sinfonias de Brahms, é tida como um dos pontos altos do gênero. Seu primeiro movimento é bastante dramático e passional enquanto o segundo possui a atmosfera de um requiem. O alegre e breve terceiro movimento foi escrito por último e ressoa com toques de Triângulo. O quarto é seu movimento mais famoso por ter sido escrito na forma de Passacaglia, com um tema apresentado pela flauta que vai sofrendo modificações ao longo do movimento.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Rafael Nini em 28/12/2010 e atualizado em 31/12/2010. Esse quiz foi resolvido 47 vezes.
5

Racha Cuca+