• #1 1 pt(s)

    Compositor alemão que uniu as diferentes vertentes da música feita no período Barroco levando-o à sua derradeira maturidade. Seu estilo de composição apresenta uma robusta técnica contrapontística, um controle sem igual da organização harmônica e motívica, com a adaptação de ritmos, formas e texturas de países estrangeiros, em especial da Itália e da França.

  • #2 1 pt(s)

    Compositor e maestro russo considerado por muitos como um dos mais importantes e influentes de todo o século XX. Notável pela sua diversidade estilística, adquiriu fama inicialmente pelos seus extravagantes Ballets, passando porém por diversos estilos de composição ao longo de sua carreira, tais como o Neoclassicismo e o Serialismo.

  • #3 1 pt(s)

    Compositor austríaco que "personifica" o ideal da música do Classicismo Vienense. Passou grande parte de sua vida, durante a qual teve seu gênio amplamente reconhecido, como músico de corte trabalhando para a rica família dos Esterházy, e estando assim isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, “forçado a ser original”. Contribui imensamente para o desenvolvimento de gêneros como a Sonata, a Sinfonia (da qual é tipo como 'pai') e o Quarteto de Cordas.

  • #4 1 pt(s)

    Compositor alemão que é tido como uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu no século XIX. Defensor da chamada "música absoluta" é tido como rival de Richard Wagner e sucessor de Beethoven. Compôs inúmeras obras-primas durante sua carreira, especialmente no campo da música de câmara e pianística e apesar de ter escrito apenas 4 Sinfonias todas possuem alta envergadura e são tidas como obras de referência no gênero. Sua obra representa a fusão da expressividade romântica com a preocupação formal clássica

  • #5 1 pt(s)

    Compositor soviético que conseguiu criticar como poucos, utilizando-se apenas de sua música, a opressão stalinista e a atmosfera de terror que reinava na União Soviética. Exatamente por isso sofreu diversas tentativas de censura, e continuou lutando pela independência da criação artística até o fim de sua vida. Sua música costuma ser bastante envolvente, escrita normalmente para orquestra bastante numerosa e possui forte uso de temas militares, comuns à época em que viveu. Além disso, ao compor quinze sinfonias, foi um dos maiores sinfonistas do século XX.

  • #6 1 pt(s)

    Compositor francês do fim do século XIX que é tido por muitos como precursor do modernismo musical. Seu estilo de compôr está bastante "além" de sua própria época, prenunciando harmonias, sonoridades e conceitos que serão ouvidos somente ao longo do século XX. Compôs obras-primas em quase todos os gêneros mas o "louro" de sua obra são suas peças pianísticas. Apesar de ele mesmo não ter adotado esse título, sua música é chamada de "impressionista"

  • #7 1 pt(s)

    Compositor alemão que é considerado um dos principais pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. Suas obras-primas são inúmeras, especialmente no campo da Sinfonia, da Sonata, dos Concertos e da Música de Câmara e são tidas como grande ideal do romantismo musical do século XIX. É talvez o compositor erudito mais "pop" de toda a história.

  • #8 1 pt(s)

    Compositor alemão, foi um dos primeiros compositores significantes do período Romântico e a um dos quais é atribuída a introdução do novo estilo na Alemanha. Foi um pioneiro do drama musical alemão e a ele se deve a criação da primeira Ópera romântica alemã, a qual foi posteriormente uma importantíssima influência para Richard Wagner.

  • #9 1 pt(s)

    Importante compositor alemão do final da era romântica e início do século XX, compôs principalmente Poemas-Sinfônicos e Óperas que são tidos como grande referência do gênero nesse período e em certa medida constituem uma ponte entre a harmonia cromática Wagneriana e o serialismo de Schoenberg. É tido como um dos mais brilhantes orquestradores de todos os tempos, fato que se mostra claro nas suas peças sinfônicas mais importantes.

  • #10 1 pt(s)

    Compositor italiano, uma das principais figuras do Barroco tardio no século XVIII, possui uma das produções mais prolíficas em toda a história da música com cerca de 770 obras descobertas, dentre as quais 477 concertos (para os mais diversos instrumentos da época, mas em especial para o violino) e 46 Óperas. Sua música é particularmente inovadora, quebrando com a tradição consolidada em esquemas; deu brilho à estrutura formal e rítmica do concerto, repetidamente procurando contrastes harmônicos e melodias altamente inventivas.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Rafael Nini em 28/12/2010 e atualizado em 31/12/2010. Esse quiz foi resolvido 68 vezes.
5

Racha Cuca+