Matemática

A matemática (palavra que vem do grego e significa "apreciador do conhecimento") é um ciência que investiga as relações entre entidades definidas lógica e abstratamente. Essa ciência estuda espaços, estruturas, medidas, quantidades e variações.

A matemática, que teve o seu início através de medições, contagens e cálculo, desenvolveu-se principalmente no Egito, na Grécia, na Mesopotâmia, no Oriente Médio e na Índia, porém foi durante o Renascimento que a matemática começou a se desenvolver mais rapidamente, levando assim a novas descobertas. Descobertas que continuam até os dias de hoje.

Se em algum dia você já se perguntou "por que devo aprender matemática?", saiba que um dos fatos mais interessantes da matemática é de que ela serve como ferramenta em áreas como engenharia, medicina, ciências socias, física e muitas outras. Por isso, podemos dizer que a matemática está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. O matemático rússo Lobachevsky (1792-1856) retra isso muito bem em uma de suas frases:

Não há nenhum ramo da matemática, por mais abstrato que seja, que não possa vir a ser aplicado, mais cedo ou mais tarde, aos fenômenos do mundo real.

Galileo Galilei (1564–1642), muito antes de Lobachevsky, afirmou:

O universo não pode ser lido enquanto não tivermos aprendido sua linguagem e nos familiarizado com os caracteres nos quais é escrito. Ele é escrito em linguagem matemática, e as letras são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem as quais é humanamente impossível compreender uma só palavra. Sem elas, estaremos vagando num labirinto escuro.

Confira a seguir algumas das áreas da matemática:

  • Álgebra
  • Aritmética
  • Geometria
  • Trigonometria

Confira também