Pergunta aos mentirosos

Você está em uma viagem e chega a uma bifurcação. Parados junto a essa bifurcação estão 3 homens. Você não tem certeza sobre qual seria o caminho correto, mas estes homens sabem qual é. Um destes homens sempre diz a verdade, ao passo que o outro sempre mente e o último ora diz a verdade, ora mente. Eles sabem quem é quem, ou seja, quem mente ou fala a verdade, mas você não.

Se você pudesse fazer apenas uma pergunta para apenas um dos homens (escolhido ao acaso, pois você não sabe quem é quem), para obter uma resposta do tipo “sim ou não”, o que você perguntaria para decidir qual caminho seguir?

Resposta

Escolha um dos homens e pergunte: “Caso eu lhe perguntasse se o caminho da esquerda leva ao lugar para onde estou indo, e você escolhesse responder a tal questão com o mesmo nível de verdade a que responde esta que lhe faço agora, você diria ‘sim’?

O homem que fala a verdade, dirá ‘sim’, caso o caminho da esquerda seja o correto, e ‘não’, caso contrário. O mentiroso responderá o mesmo, uma vez que ele mentirá sobre onde leva o caminho da esquerda e mentirá sobre ‘mentir’. O último homem pode tanto falar a verdade quanto mentir, mas, de qualquer maneira, estará se comportando ou como o homem que fala a verdade, ou como o mentiroso, e, deste modo, acabará informando o caminho corretamente.

[collapse]

Dificuldade: Difícil

Anterior

5 homens e seus cachorros

Observando pássaros

           
Próximo

1 comentário em “Pergunta aos mentirosos”

Deixe um comentário