Como Resolver Problemas de Relacionamento?

Uma verdade universal é que todos os relacionamentos possuem problemas, principalmente os amorosos, e esses podem levar a discussões graves. Diversos casais, quando se encontram nesses impasses de relacionamento, procuram terapias de casais. Mas, o que muitos não sabem é que, de acordo com o livro “The Science of Trust: Emotional Attunement for Couples” (“A Ciência da Confiança”), é mais provável que os casais se divorciassem se estivessem fazendo terapia do que se não fizessem terapia. Ou seja, será que essa é realmente a melhor saída para resolver problemas de relacionamento?

Jonh Gottman fez um estudo profundo sobre casais e, durante anos, analisou como eles interagiam, para que, assim, pudesse prever se elas se separariam com um nível de precisão de mais de 90%. Jonh é o autor do livro “A Ciência da Confiança” , e nele, deu diversas dicas para que os casais pudessem ter relacionamentos duradouros. Por isso, baseando nas descobertas deste pesquisador, confira as dicas abaixo de como solucionar os problemas de relacionamento.

Como resolver problemas no relacionamento?

Inicie as discussões de forma delicada

Quando você inicia uma discussão de forma agressiva, é muito provável que a situação piore ainda mais. Logo, caso você não queira que o seu parceiro fique na defensiva e extremamente irritado, evite dizer coisas que o influenciem a ficar de tal forma. Bom, parece fácil falando assim, mas grande parte das pessoas agem desta forma. De acordo com o livro de Jonh, nas relações heterossexuais, na maioria das culturas ocidentais, a mulher é a que levanta as questões 80% do tempo, segundo com uma pesquisa de Philip e Carolyn Cowan em Berkeley.

Porém, é preciso prestar atenção se você está reclamando ou simplesmente criticando. Reclamar é algo normal, pois você está indicando um comportamento específico que odeia. Já a crítica demonstra um problema no seu companheiro, o que é algo muito mais problemático para o relacionamento. Por isso, sempre concentre-se no problema, e não na pessoa. Indique o que está lhe desagradando, de forma que o casal lide com o problema de forma conjunta.

Mantenha a calma

Para resolver problemas de relacionamento, é preciso se manter calmo. E, de acordo com Jonh, a capacidade de permanecer fisicamente calmo durante o conflito de relacionamento mostrou a maior correlação com a felicidade do que qualquer outra questão estudada. Quando você fica estressado, seu coração acelera, a adrenalina é liberada e isso ocasiona diversas consequências maléficas, como falta de controle.

Os homens comumente ficam mais estressados do que as mulheres, pois são inundados com essa emoção de forma mais rápida. Assim, quando se encontrar nessa situação de estresse, tente fazer uma pausa de vinte minutos, para depois continuar a discussão. Quando estiver mais calmo, tente conversar de novo, de forma mais racional.

Mantenha-se positivo

De acordo com o livro de Gottman, a proporção de afeto positivo para negativo durante o conflito em relacionamentos estáveis ​​é de 5 para 1. Já em casais que se divorciam, é de 0,8 para 1 ou até menos. Esses casais estáveis, mesmo em discussões diziam declarações positivas, como “Bom argumento”, “Me fale como você se sente sobre isso”, etc.

Por isso, mesmo que esteja enfrentando um problema de relacionamento, tente se manter positivo, também na discussão. É óbvio que a negatividade é algo inevitável, principalmente em problemas, mas a questão prestar atenção na proporção disso em um relacionamento. Não deixe a negatividade ser maior que a positividade. Por exemplo, quando a situação estiver difícil, em uma briga, tente utilizar humor.

Demonstre compreensão

Quando se está enfrentando um problema de relacionamento, é importante que, na discussão, tente escutar o seu parceiro e realmente o compreender. Considere o que o outro está dizendo e deixe claro que está fazendo isso. De acordo com Jonh, os homens possuem uma dificuldade particular com esse quesito, pois têm a incapacidade de aceitar a influência das mulheres no relacionamento.

Muitas vezes, ninguém vence a discussão. Aceite isso

No que se trata de discussões entre casais, muitas vezes ninguém consegue vencer a briga. Na verdade, segundo “A Ciência da Confiança”, em cerca de 69% das vezes as discussões são ocasionadas por problemas que não são resolvidos, ou seja, que são perpétuos. Por isso, muitas vezes, ninguém irá vencer a discussão, e tudo bem.

Desta forma, discuta sobre o problema, mas não espere que ele seja solucionado e que você saia vitorioso da situação.

Essas foram poucas das dicas que temos para dar acerca dos relacionamentos. Seguindo-as, com certeza você terá uma convivência muito mais harmoniosa com seu parceiro.

Anterior

Como Ser Persuasivo?

Como Superar o Perfeccionismo?

           
Próximo

Deixe um comentário