Como Lidar com a Raiva?

Infelizmente, muitas pessoas possuem problemas com a raiva, mas nem mesmo percebem que têm, até que se encontram gritando e enfurecidos em uma situação. Alguns até mesmo não se sentem mal por terem esta reação, uma vez que, no momento, se sentem energizados. Porém, ter uma raiva excessiva dentro de si pode ser algum muito ruim. Quando perdemos o controle, podemos dizer coisas das quais iremos nos arrepender.

Ainda, no momento da raiva, nós focamos apenas em emoções negativas, que intensificam ainda mais esta experiência. E, pesquisas sobre a raiva demonstram que a raiva e a hostilidade crônicas podem aumentar a tendência dos indivíduos terem problemas cardiovasculares, causar problemas nos relacionamentos, atrapalhar objetivos importantes e também o trabalho.

Entretanto, não adianta apenas indicarmos os malefícios de se ter problemas com a raiva. Também é preciso entendermos como é possível diminuir a raiva. Bom, ela é diminuída, na verdade, pela atenção. E, isso envolve prestar atenção, observar e perceber algo, enquanto deixa de lado os julgamentos e preconceitos. Porém, como podemos aprender a ter mais atenção, algo que é tão difícil em nosso dia-a-dia?

Iremos basear nossas dicas, para que você possa aprender a lidar com a sua raiva, no livro “A Terapia Comportamental Dialética”, que é baseado na atenção plena e estuda sobre o Transtorno da Personalidade Borderline. De acordo com “Manual de habilidades do DBT para raiva”, o treinamento de habilidades DBT demonstraram, de forma consistente, grandes efeitos no tratamento da raiva. Por isso, confira abaixo algumas idéias da DBT e saiba como diminuir e controlar a sua raiva perfeitamente.

Como superar a sua raiva?

Estude a sua raiva

É preciso, primeiro, estudar a sua raiva. O que te deixa com raiva? Quem te deixa com raiva? Quais são as suas reações físicas quando você está com raiva? São diversas as perguntas que você tem que se perguntar. Também, anote todas as vezes em que sentir que a sua raiva ultrapassou o seu controle.

Segundo o “Manual de habilidades do DBT para raiva”, todas as emoções possuem três elementos, que são o físico, cognitivo e comportamental. Tome como base esses componentes e, então, catalogue a sua raiva desta forma. Quais são as suas reações em relação ao seu físico, cognitivo e comportamento? Desta forma, você descobrirá os seus gatilhos, conseguindo identificar a sua raiva mais cedo.

Evite os seus gatilhos

Já sabe o que te deixa com raiva? Entendeu todos os seus gatilhos? Bom, agora poderá evitá-los. Para tal, pode-se manipular o seu contexto, para que então, o seu comportamento mude. Muitos alegam que realmente não podem evitar os seus gatilhos. Porém, se não é possível evitá-los, é possível minimizá-los.

Por exemplo, caso o trânsito seja o seu gatilho, ouça podcasts ou músicas enquanto dirige, para que você possa realmente se distrair, e não pensar no motivo da sua raiva. Mesmo que você não possa evitar o seu gatilho, poderá minimizar os seus impactos.

Treine a sua mente

Você sabia que o seu cérebro pode ser treinado? É isso mesmo. Treine-o para que reaja de um modo diferente à sua raiva. Pare, pense e imagine uma situação que irá lhe deixar muito irritado. Sim, tente, lhe fazer ficar irritado. E, então, quando conseguir atingir o seu objetivo, analise o seu corpo. Seus músculos estão ficando tensos? As mãos, suando?

Ao invés de rotular as suas sensações, entenda que elas são apenas sensações. Atenha-se à rotulagem objetiva, classificando as suas sensações de forma simples, evitando a interpretação. Por exemplo, caso os seus punhos estejam cerrados, não pense que isto ocorre porque você quer agredir outra pessoa, mas que os seus punhos estão apenas cerrados.

Não abrace as suas interpretações, pois elas irão lhe inundar e te levar a um ciclo vicioso, sem fim.

Realmente, controlar a nossa raiva pode ser algo muito desafiador. Porém, é possível, não se esqueça! Aplique todas estas dicas e saiba, por fim, como controlar este sentimento tão desafiador.

Anterior

Como Desenvolver Inteligência Emocional?

Como Ser Confiante?

           
Próximo

Deixe um comentário