Por que existem mais destros do que canhotos?

O motivo pelo qual existem muito mais pessoas destras do que canhotas ainda não foi explicado inteiramente pelos cientistas. Entretanto, comentaremos alguns fatos muito interessantes sobre o assunto.

Existem algumas especulações sobre o motivo de existir uma predominância na população em seguir o mesmo padrão. Uma delas é que é mais fácil aprender uma habilidade com a sua mão direita olhando outra pessoa fazendo a mesma coisa usando a mão direita dela do que usando a sua mão esquerda. Ou seja, é mais fácil imitar a mão direita de outra pessoa usando a sua direita, e o mesmo vale para a sua esquerda. Portanto uma população cuja a maioria das pessoas concordasse teria uma vantagem maior em passar seus genes do que uma população misturada.

Por que, em geral, só os membro de um lado do nosso corpo possuem uma maior habilidade motora? Não seria melhor ser ambidestro? Talvez, mas para muitas operações precisas (descascar uma fruta, talhar um pedaço de madeira, etc) só é necessário ter uma mão habilidosa. Então, assumindo que praticar algo com uma mão não faz com que você aprenda com a outra, é mais vantajoso treinar somente uma mão do que treinar as duas.

A maioria das pessoas são destras porque é vantajoso? Certamente parece ser vantajoso ser destro num mundo cheio de coisas e produtos feitos para pessoas que usam a mão direita predominantemente. Há pessoas que afirmam que canhotos tendem a viver menos, mas esta idéia não é bem aceita por cientistas e provavelmente é falsa. Em muitos casos os canhotos tem vantagens, como em alguns esportes e artes marciais (isto acontece porque os destros não costumam treinar com canhotos, já os canhotos estão acostumados a treinar com destros.)

Existe algum traço genético que dite a predominância da pessoa ser canhota ou destra? Parcialmente. Uma das estatísticas mais interessantes sobre este tema é que dentre gêmeos idênticos, se um é canhoto, o outro só é canhoto também 76% das vezes. Logo, o fator genético tem alguma influência, mas ele não explica o fenômeno completamente.

A maioria das pessoas são destras porque por aprendizagem / imitaram seus pais, ou seja, este traço pode ser devido a criação? Segundo um livro citado no wikipedia, crianças adotadas tendem a ser destras/canhotas seguindo seus pais biológicos e não seus pais adotivos. Isto sugere que este traço tende a ser mais genético do que devido ao ambiente que a criança cresceu.

Fatos rápidos e interessantes

  • Como os destros são a maioria, a palavra possui algumas derivações positivas:
adestrar: torna-se hábil ou treinado.  
destreza: adjetivo que denota habilidade, capacidade.
  • Muitos membros da Família Real Britânica são canhotos. Sendo uma família famosa, isto gerou algumas discussões sobre o fato de ser destro/canhoto é ou não hereditário.
  • Em alguns idiomas europeus, incluindo o Português, a palavra para direção “direita” também significa “correto”. Durante a história, ser canhoto era considerado algo negativo. A palavra em Latin sinistra significava “esquerda” e “azarado” e este sentido duplo sobrevive até hoje em muitos idiomas.
  • Até muito recentemente em Taiwan, os canhotos eram fortemente encorajados a se tornarem destros, ou pelo menos aprender a escrever com a mão direita.
  • As fêmeas dos gatos domésticos tem preferência em usar a pata dianteira direita, enquanto os machos tendem a usar a esquerda.

Saiba mais

Anterior

Linda no espelho, horrível na foto. Por quê?

Um banho fervendo é muito bom, já um dia quente nem tanto. Por quê?

           
Próximo

Deixe um comentário