Curiosidades Sobre Portugal

A história de Portugal se entrelaça com a do Brasil por laços políticos, econômicos, culturais e afetivos. Com um clima ameno (média de 19º C), esse país da península ibérica na Europa tem 10,2 milhões de ,habitantes (menos que São Paulo, por exemplo), tem destaque em diferentes áreas, como no cenário turístico, gastronômico cultural e esportivo. Então, vale a pena conhecer algumas curiosidades sobre os nossos irmãos lusitanos. Vamos lá!

Portugal: “dono” de metade mundo

No século XV, Portugal e Espanha eram grandes potências econômicas e pioneiras na navegação marítima. Com o intuito de evitar conflitos motivados pelas possíveis (e prováveis) descobertas, em 1494 os dois reinos assinaram o Tratado de Tordesilhas (cidade espanhola). Uma linha imaginária cortando o oceano pela metade delimitaria a área dos dois países: a parte oeste da linha pertenceria à Espanha e a parte leste pertenceria a Portugal. Desta forma, meio mundo descoberto e a ser descoberto seria português.

O Brasil é Portugal

O Brasil foi colônia portuguesa entre 1500 e 1822. Em 1808, a Coroa Portuguesa, tendo à frente Dom João VI, transferiu a sede do Reino para o Brasil, fugindo de uma invasão iminente da França de Napoleão Bonaparte. Assim, entre 1808 e 1822 (independência do Brasil) a então colônia passou a se chamar Sede de Todo o Reino de Portugal, Brasil e Algarves.

Lisboa

Lisboa, capital de Portugal, é a cidade mais populosa do país, com cerca de 550 mil habitantes. É também conhecida como a cidade branca e das sete colinas: Estrela, Castelo, Santa Catarina, Graça, São Pedro de Alcântara, Monte, Penha de França. As Galerias Romanas da Baixa, na Rua Prata, são também uma atração imperdível, mas que devem ser reservadas para passeio com bastante antecedência.

O fado português

O fado é um dos símbolos da cultura do pais, e é caracterizado quase sempre por ser uma composição em tom de lamento, nostalgia, acompanhado pela guitarra portuguesa. A cantora Amália Rodrigues eternizou o gênero. O bairro de Alfama em Lisboa é considerado o berço do fado e dispõe de inúmeros locais para se apreciar o ritmo.

A gastronomia de Portugal

Portugal é reconhecido pela qualidade de seus vinhos, que são apreciados em todas as partes do mundo. Na região do Douro, no norte português, é possível se hospedar em hotéis e nas próprias vinícolas, com pacotes completos que incluem, além da hospedagem, a degustação de vinhos, a experiência de ser enólogo por um dia e passeios panorâmicos pelos vinhedos. O azeite e os frutos do mar, como o bacalhau e as sardinhas também são únicos em Portugal.  

Santuário de Fátima em Portugal

A religiosidade é uma característica marcante do povo português. O Santuário de Fátima, ou oficialmente Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, foi edificado no local conhecido como Cova da Iria, onde a Virgem Maria teria feito uma aparição para os três pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta – em 1917. O local recebe milhões de devotos e turistas anualmente.

A Costa Portuguesa

Portugal tem 850 km de praias, além dos arquipélagos da Madeira e Açores. Distante 260 km de Lisboa, Algarve é um dos destinos preferidos dos banhistas e foi eleita a melhor praia da Europa por três vezes. Na própria Lisboa há a Praia da Costa do Estoril e a Costa de Caparica, com um areal que some no horizonte.

Surfando em Portugal

Com esta extensão de sua costa, não é de espantar que Portugal reúna condições muito favoráveis para a prática do surf, em locais conhecidos de todos os que amam o esporte. A primeira reserva de surf da Europa e a segunda do mundo fica na região de Ericeira (35 km de Lisboa). Há ainda outras praias excelentes para o surf, como Peniche, Nazaré e Figueira da Foz.

O futebol português

Na copa do mundo de 1966, a Seleção Portuguesa de Futebol assombrou o mundo ao derrotar o Brasil, então bicampeão mundial, por 3 a 1. A Seleção tinha à frente o craque Eusébio e terminou a copa em terceiro lugar. No entanto, o maior feito dos lusitanos foi a conquista da Eurocopa, em 2016, comandada por Cristiano Ronaldo, eleito o melhor jogador do mundo por cinco vezes.

Jogando golfe em Portugal

Nem só de futebol vive Portugal. O país já foi eleito o melhor local da Europa e do mundo para a prática do golfe, com campos renomados em Algarve e Lisboa. Colaboram para esse reconhecimento internacional o clima e a arquitetura dos campos, combinando zonas de preservação e o mar como pano de fundo.

Anterior

Curiosidades Sobre o Japão

Curiosidades Sobre a Lua

           
Próximo

Deixe um comentário