Curiosidades Sobre Pinguins

Ele é o principal habitante do continente antártico, e de vez em quando aparece no Brasil. Capazes de viver no frio extremo e de nadar a grandes distâncias, apresentam um padrão inconfundível de preto e branco. Com porte gracioso, são imperadores de todo um continente. O que mais sabemos sobre eles?

Por que não existem pinguins no Hemisfério Norte?

No mundo, são 17 espécies de pinguins, que se distribuem desde a Antártida até as Ilhas Galápagos, próximo à linha do Equador. Ok, e no Hemisfério Norte? A verdade por trás dessa pergunta é perturbadora. Houve pinguins no Hemisfério Norte (na verdade, eram alcas), mais precisamente no Atlântico Norte. Exatamente no meio de um tráfego intenso de navios entre a Europa e a América do Norte. Resultado: em 1844, o homem causou a extinção dos pinguins no Hemisfério Norte.

Pinguins são aves que nadam

Assim como as demais aves, os pinguins possuem penas e põem ovos. Mas os pinguins não voam nem possuem asas. No lugar das asas, os membros anteriores servem como nadadeiras, auxiliando no nado e no mergulho. As penas são pequenas e finas, diminuindo o atrito com a água e favorecendo a aerodinâmica. O pinguim mais rápido é o pinguim-gentoo, que pode atingir 36 km/h.

Como vivem os pinguins?

Os pinguins passam 80% do seu ciclo de vida nos mares. A dieta dos pinguins é carnívora, e varia desde peixes e lulas até o minúsculo crustáceo krill, variando de espécie para espécie, e de região para região. A maioria das espécies de pinguins apresentam penugem preta e branca, servindo de camuflagem na água, durante a busca por alimentos. Os pinguins precisam de até oito anos para atingir a fase reprodutiva, e vivem em média 26 anos, com casos excepcionais, em cativeiro, chegando aos 40 anos.

Vivendo na Antártida, passando férias no Brasil

Quatro espécies de pinguins costumam aparecer por aqui: o pinguim-rei, o pinguim-de-testa-amarela, o pinguim-de-penacho-branco, e o pinguim-de-magalhães, o mais comum por aqui. O pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus)costuma se reproduzir entre a Argentina, Chile, e Ilhas Falkland (Malvinas). Após a reprodução, esses pinguins migram esporadicamente para águas mais quentes, para o Uruguai e sul/sudeste do Brasil. Pinguins mais jovens se direcionam ainda mais para o norte, precisamente na região nordeste. O período migratório pode durar entre dois e quatro meses.

Os pinguins são fiéis… não importa o sexo

A maioria das espécies de pinguins é monogâmica. Um macho encontra uma fêmea e copula somente com ela. Quem tem a iniciativa na busca, em muitos casos, é a fêmea. O cuidado parental é compartilhado pelo casal. Ao contrário do que se imagina, o acasalamento não é restrito entre indivíduos do sexo oposto. Os pinguins-reis (Apenodytes patagonicus) machos copulam outros machos durante o período reprodutivo. Em um estudo com essa espécie, pesquisadores descobriram que cerca de 25% dos casais eram de machos homossexuais.

Anterior

Curiosidades Sobre Formigas

Curiosidades Sobre Ratos

           
Próximo

Deixe um comentário