Curiosidades Sobre o Planeta Terra

Se você gosta de curiosidades e já leu bastante, deve saber que o planeta em que vivemos é cheio de fatos interessantes. Mas você já ouviu falar dessas curiosidades que listamos? Veja e conta pra gente o que você ainda não sabia!

A Terra não é totalmente redonda

Apesar de estar muito próxima a uma esfera, o diâmetro da Terra na linha do equador é 43km maior do que seu diâmetro entre os polos. No entanto, essa diferença é pouco perceptível por ser muito pequena comparada ao tamanho do planeta.

Apesar de parecer uma esfera, a Terra é na verdade um elipsóide.

Quer pesar menos? Vá para a linha do Equador!

Diferente do que pensamos, o que chamamos de “peso”, na verdade é a nossa massa. O peso é o resultado da massa vezes a gravidade. Conforme a Terra gira, uma força centrífuga (a mesma da máquina de lavar roupas) nos empurra para fora. Essa força compete com a gravidade, deixando ela um pouco menor. O fato é que a força centrífuga é maior perto da linha do equador, então, quando estamos perto dela, a gravidade atua menos sobre nós e faz com que nosso peso também seja menor.

Cuidado com os lagos explosivos!

Você sabia que existem três lagos que podem explodir? Eles são chamados de Nyos, Monoun e Kivu e estão localizados no país Camarões e na fronteira de Ruanda e República Democrática do Congo. Isso acontece porque eles ficam em cima da terra vulcânica e o magma abaixo da superfície libera gás carbônico nos lagos. Esse gás fica acumulado e pode ser liberado por uma explosão!

O maior organismo do planeta é um fungo

Um fungo da espécie Armillaria, que está em Oregon, nos Estados unidos, é considerado o maior ser vivo da Terra. Ele mede 3,8 km, ou seja, é aproximadamente o mesmo que um prédio de 1267 andares! A diferença é que o fungo não cresceu tanto para cima, e sim para os lados. Sobre o solo o que podemos ver é, na verdade, apenas uma parte de sua estrutura, que são os cogumelos.

Os dias estão ficando mais longos

O período de um dia é o tempo que a Terra leva para dar uma volta em seu próprio eixo. A velocidade com que o planeta faz esse movimento, o qual é chamado de rotação, está diminuindo. Isso quer dizer que no futuro, para completar um dia, serão necessários mais do que 24h. Mas não precisa ficar feliz (ou triste), pois essa desaceleração é muito lenta e levará aproximadamente 140 milhões de anos para que os nossos dias aumentem de 24 para 25 horas.

Tragédia grega

Você já prestou atenção nos nomes dos planetas do nosso sistema solar? Se pensar com calma, verá que a Terra é o único planeta que não possui nome de um deus grego ou romano. Isso acontece porque antigamente se acreditava que os corpos celestes giravam em torno da Terra (geocentrismo), assim a Terra não seria um planeta como os demais. Se tivesse o nome de um deus, provavelmente nosso planeta se chamaria Gaia, deusa da fertilidade e que representa a Terra na mitologia grega.

Anterior

O Que as Pessoas de Sucesso Têm em Comum?

8 Coisas que Pessoas Felizes Fazem Todos os Dias

           
Próximo

Deixe um comentário