Curiosidades Sobre Girafas

De todos os mamíferos, as girafas estão entre os animais que mais nos chamam a atenção, principalmente pelo tamanho do pescoço e pela coloração característica amarronzada. Aqui trazemos alguns fatos e curiosidades.

O pescoço da girafa intriga cientistas há muito tempo

Uma girafa adulta pode ter pescoços de 1,8 m de comprimento. Esse é o mesmo tamanho das pernas, fazendo com que a girafa alcance 5,5 m de altura no total. O porquê de pescoços tão altos motivou muitos biólogos e naturalistas há muito tempo. O naturalista Lamarck, por exemplo, afirmava que os órgãos mais utilizados se desenvolviam mais que os outros, e que essa característica era passada de forma hereditária. Charles Darwin, por outro lado, defendia a seleção natural do meio como forma a selecionar girafas de pescoço longo, que eram as que conseguiam sobreviver.

Por que as girafas têm um pescoço tão longo?

Inicialmente, se acreditava que o pescoço alto permitia com que as girafas alcançassem ramos de árvores altas. Com isso, as girafas, que são herbívoras, deixavam de competir com outros mamíferos por alimento, por isso as girafas de pescoço mais comprido levavam vantagem. Segundo outra teoria, a questão é sexual. Uma girafa-macho costuma duelar com outra girafa-macho ao balançar o pescoço e acertar cabeça com cabeça, e o vencedor costuma ter mais sucesso com a fêmea, para o acasalamento.

Pescoço longo, coração gigante

Considerando que o cérebro fica quase dois metros acima do resto do corpo, é de se imaginar que seria necessária uma pressão arterial bem grande para fazer o sangue vencer a gravidade e chegar lá. O órgão responsável por esse bombeamento é o coração. Como é de se imaginar, o coração da girafa não só é bem grande, como é extremamente pesado com seus 11 kg capazes de bombear 60 litros de sangue por minuto. O segredo? As paredes do ventrículo esquerdo são bem espessas (1 cm), garantindo alta pressão dos batimentos.

As girafas são mais rápidas do que aparentam ser

As girafas parecem pacíficas e calmas, quando fora de perigo. De fato, a velocidade normal de uma girafa é de apenas 16 km/h. Porém, as girafas podem atingir uma velocidade de galope de até 60 km/h. Um feito considerável, considerado o porte desajeitado desses animais. Ainda assim, são consideravelmente mais lentas que os leões (80 km/h) e os cavalos (88 km/h). E mais: as girafas não conseguem atingir essa velocidade por muito tempo, pois podem sofre estresse e até ataque de coração.

As girafas estão em perigo de extinção

A girafa é na verdade uma única espécie (Giraffa camelopardalis), dividida em nove subespécies com base na sua distribuição geográfica. Porém, a perda progressiva do hábitat, e a concorrência com o gado por pastagens, tem causado a diminuição das populações de girafas em muitos países da África. Mas o principal problema para as girafas é mesmo a caça. Os nativos cobiçam a cauda das girafas, como símbolos de “boa-sorte”, mas os artigos mais cobiçados são a carne e o couro. Se os problemas continuarem, logo só veremos as girafas nos zoológicos. Triste panorama.

Anterior

Curiosidades Sobre Elefantes

Curiosidades Sobre Ursos

           
Próximo

Deixe um comentário