Curiosidades Sobre Coelhos

De olhos vermelhos, de pelos branquinhos… os coelhos são originários da Espanha e do sul da França, e ganharam o mundo seja na gastronomia, ou como animal de companhia. Mas a curiosidade humana não tem limites, e aqui trazemos cinco respostas para cinco perguntas mais frequentes sobre os coelhos.

Por que os coelhos têm orelhas tão grandes?

O tamanho das orelhas é talvez a característica mais marcante dos coelhos, e é a que mais chama a atenção dos cientistas. Acredita-se que esse órgão amplifica as ondas sonoras, aumentando a percepção do som a até três quilômetros de distância. Além disso, essas orelhas ajudam a controlar a temperatura corporal desses animais, por meio da alteração da pressão dos vasos e artérias sanguíneos que percorrem a orelha.

Por que o coelho se tornou símbolo da Páscoa?

Hoje em dia, é comum associarmos a Páscoa ao simpático coelho que deixa ovos (!) de chocolate (!!!) para a criançada. A própria Páscoa, considerada uma data importante para os cristãos como o dia da Ressurreição de Cristo, teria surgido como uma celebração pagã. Acredita-se que a Páscoa foi celebrada pela primeira vez por volta do século XIII, como um ode à Eostra, a deusa da fertilidade na mitologia Teutônica. Os coelhos são associados à fertilidade, pois uma fêmea pode gerar até 60 filhotes ao ano, com um período de gestação de somente 31 dias. Na crença germânica, os coelhos de fato presenteavam as crianças, e tão logo o Catolicismo se instalou na região da Alemanha, os Católicos passaram a celebrar a Páscoa (e o coelho).

Por que empresas de cosméticos testam seus produtos em olhos de coelhos?

Um dos usos dos coelhos mais polêmicos atualmente, o teste de Draize consiste em testar os produtos cosméticos sobre o olho do coelho, para avaliar a irritabilidade do material em teste. Os coelhos têm olhos relativamente grande, possibilitando observar alterações na córnea, na conjuntiva e na íris após os tratamentos. Contudo, além do teste não ser exatamente preciso, os coelhos sentem muita dor devido ao teste, e sofrem eutanásia (são mortos) ao final do procedimento, gerando muitas críticas de agências protetoras dos animais. Felizmente, existe um esforço em procurar soluções alternativas para um teste considerado cruel com o bem-estar animal.

Coelhos comem cenoura?

A ideia de que o coelho só come cenoura é bem antiga, e é retratada inclusive em desenhos animados para crianças, como o Pernalonga. Estranhamente, a realidade é praticamente oposta à ficção. As cenouras são raízes tuberosas que servem de reserva para o resto da planta, por isso apresentam muitos açúcares, e também cálcio. O excesso de cenoura pode ser bem ruim para o coelho, e causar danos no fígado e no intestino. Então, como alimentar o seu coelho? Feno e folhagens variadas são recomendados pelos veterinários

Quem é mais rápida: a lebre ou a tartaruga?

A clássica fábula “a lebre e a tartaruga” pode ser considerada interpretação lúdica da importância da persistência e do “devagar e sempre”. Mesmo que as lebre e coelhos sejam consideravelmente mais rápidos que uma tartaruga. Estima-se que uma lebre possa atingir 60 km/h. Os jabutis (quelônios terrestres) atingem somente 0,5 km/h. O que, em uma corrida em linha reta, não quer dizer nada, como prova este vídeo:

Anterior

Sr. Smith tinha 4 filhas, cada filha tinha um irmão. Quantos filhos tem o Sr. Smith?

Curiosidades Sobre Golfinhos

           
Próximo

Deixe um comentário