Curiosidades sobre a Grécia

A Grécia é considerada um dos berços da civilização, responsável diretamente pela formação  do pensamento e cultura ocidentais. Entre as suas principais contribuições, além daquelas nas áreas da filosofia, arquitetura e escultura, estão as olimpíadas, a maior competição esportiva do planeta.

Aqui você aprende mais sobre a Grécia, mesmo se não falar grego!

Cultura Grega

A Cultura de origem grega tem enorme e decisiva influência na formação do mundo ocidental, no campo das artes, filosofia, arquitetura, escultura e até nos esportes. Em Atenas, principalmente nos séculos IV e V aC, a filosofia buscava formas e teorias para explicar a humanidade, a organização da sociedade e o comportamento humanos Platão, por exemplo, em A República, buscava construir uma sociedade igualitária. O pensamento de Sócrates, que é base da filosofia ocidental, influenciou de tal forma à sua época, que ele foi julgado e condenado a se suicidar pela repercussão de suas ideias – consideradas como heresias – entre os jovens.

Maravilhas do mundo antigo

Duas das sete maravilhas do mundo antigo são da Grécia. O escultor grego Fídias ergueu uma estátua de madeira, cravejada de pedras e metais preciosos de dezoito metros de altura em homenagem à Zeus, o deus dos deuses. A estátua foi destruída por um incêndio em Constantinopla, por volta de 462 dC. O Colosso de Rodes foi construído em dez anos por Carés de Lindos. A estátua foi erguida em homenagem ao deus sol Hélios e era porta de entrada à Ilha de Rodes. Tinha 30 metros de altura e pesava 70 toneladas. Um terremoto de grandes proporções jogou a estátua no fundo do mar.

A arquitetura da Grécia

Um dos maiores símbolos da arquitetura grega, o Parthenon, foi projetado por Ictino e Calícrates e sua construção demorou 25 anos. O templo foi erguido em homenagem a Atena, a deusa grega da sabedoria e da arte, na Acrópole da capital da Grécia, o local mais alto da cidade. É uma imponente construção de 69,5 X 30,9 metros. Na entrada leste do Parthenon encontra-se retratada o nascimento de Atena e, no lado oeste, o concurso entre ela e Poseidon pelo melhor presente à capital. Atena venceu o concurso, presenteando a cidade com cavalos domesticados e com a oliveira, que forneceria óleo, alimento e madeira. Assim ela emprestou o seu nome à cidade de Atenas.

Deuses e deusas gregas

Na mitologia grega, o Monte Olimpo é a morada dos deuses.  Situado no norte da Grécia, o Monte Olimpo tem quase três mil metros de altura e é um dos maiores do país. Zeus era o deus dos deuses e protetor tanto dos demais deuses como dos mortais. Tinha como esposa Hera, deusa da maternidade e das esposas. Atena ou Palla Atena, era a deusa da sabedoria e a capital grega leva o seu nome. Apolo era o deus do Sol e Artêmis a deusa do amor. Hermes era o carteiro dos deuses. Na casa dos deuses, o Olimpo, os deuses compunham uma sociedade bem hierarquizada, em termos de autoridade e poderes.

As Olimpíadas

As Olimpíadas foram criadas na Grécia no século VIII aC na cidade de Olímpia, que originou o nome da competição. Para a mitologia grega, os doze trabalhos que teriam que ser realizados por Hércules deram origem aos jogos. O atual pentatlo tem suas origens no péntatlhon com cinco modalidades de competição. Além disso, havia a palé, semelhante à luta greco-romana e o pýgme, precursor do boxe. Já o pancrácio é uma espécie de luta onde valia tudo.  A retomada dos Jogos Olímpicos foi idealizada pelo francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, em 1892, na União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos e, atualmente, são sediados por um país a cada quatro anos. A 31ª. edição aconteceu no Rio de Janeiro, em 2016 e próxima será no Japão, possivelmente em 2021, por conta da epidemia do coronavírus.

Atenas

A capital da Grécia é uma das cidades mais antigas do mundo, com suas origens remontando ao século X aC. Foi uma das primeiras cidades a exercer a democracia como forma de governo, em 508 aC. Todos os cidadãos atenienses (homens) maiores de 21 anos poderiam votar e participar das decisões importantes para a cidade. A sociedade era composta dos eupátridas, os verdadeiros cidadãos; os metecos, estrangeiros com inserção social e intelectual, mas sem direitos políticos e os escravos, praticamente a metade da população. Atenas hoje é uma metrópole da União Europeia, com mais de três milhões de habitantes, sendo a principal referência política, econômica, cultural e financeira do país.

As Ilhas Gregas

Parte importante da cultura grega, as suas ilhas são bastante procuradas pelos turistas. Há mais de 6000 ilhas espalhadas pela costa grega, mas apenas 227 são habitadas. No mar Egeu encontram-se as principais ilhas, que são divididas em grupos (em um total de sete). O mais importante e o que concentra as praias mais lindas são as Ciclades (que significa ilhas circulares). A maior ilha da Grécia é Creta, no mar Mediterrâneo onde, além de uma paisagem de tirar o fôlego, o turista pode ver conjuntos arquitetônicos que remontam à fundação de Atenas. Creta existe a mais de 5000 anos e de lá também é possível ver a cidade de Rethymnon, de arquitetura medieval e extremamente conservada.

Anterior

Curiosidades sobre o México

Curiosidades sobre a Itália

           
Próximo

Deixe um comentário