Curiosidades Sobre a Baleia-azul

Um dos animais mais fascinantes vivas está nos mares e chama a atenção pelo seu tamanho incrível. O que mais sabemos sobre a rainha dos mares, a baleia-azul (Balaenoptera musculus)?

Qual o tamanho da baleia-azul?

A baleia-azul adulta pode medir aproximadamente 30 metros de comprimento. Isso equivale a dois ônibus escolares, ou a quinze humanos adultos enfileirados. Seus filhotes também não são tão “pequenos”: podem chegar ao tamanho de um hipopótamo. O mais impressionante é o quanto pesa: aproximadamente 100-150 toneladas. Além disso, o coração de uma baleia-azul adulta, o maior dentre os mamíferos vivos, pode ter o peso de um Fusca. Impressionante.

A baleia-azul é grande sem precisar “comer grande”

É comum imaginar que um animal desse tamanho todo precise comer bastante para manter o seu metabolismo. E mais, que a baleia seja um animal predador de outros animais grandes. Ledo engano. O seu principal alimento é o krill, um crustáceo que lembra um camarão, que mede apenas 8 cm de comprimento. Em determinadas regiões dos mares, uma quantidade enorme de krills pode ser encontrada, atraindo as baleias-azuis, que podem consumir até 40 milhões de krill por dia.

A baleia-azul pode engolir um homem?

É possível estimar que 400 humanos possam caber em uma boca e engolir 600 metros cúbicos de água… o que não quer dizer absolutamente nada. A baleia-azul, em primeiro lugar, não tem dentes, mas possui placas de queratina que filtram os pequenos krills. Em segundo lugar, um homem não passaria pelo esôfago, que possui cerca de 10 cm de diâmetro. Resumindo: não, a baleia-azul não pode engolir um homem, nem peixes de médio tamanho.

Como um mamífero vive nos mares?

As baleias, juntamente com os golfinhos, são os únicos mamíferos vivos que podem sobreviver nos mares. E diferentemente dos peixes, são animais sem brânquias, e com pulmões, como nos mamíferos terrestres. Então, como uma baleia respira? É aparentemente simples: precisa nadar à superfície. É quando ela expele (na verdade, borrifa) o ar quente e úmido através de um orifício, e inspira ar fresco antes de mergulhar novamente. Esse borrifo pode chegar a 10 m de altura. Uma baleia-azul pode demorar cerca de uma hora antes de voltar à superfície e respirar novamente.

Por que a baleia-azul está ameaçada de extinção?

A baleia-azul pode viver em quase todos os oceanos (exceto no Ártico), migrando em busca de alimento. Ainda assim, é um animal considerado “em perigo” pelas agências de conservação. Durante os séculos XIX e XX, a caça às baleias reduziu drasticamente as populações desses animais. Apesar da proibição à caça em 1966, atividades clandestinas persistiram. A poluição dos mares, as mudanças climáticas e o menor número de cardumes de krill são outros fatores que influenciam negativamente. Atualmente, estima-se existirem no máximo 25 mil baleias-azuis.

Curiosidades rápidas

  • A Baleia-azul é o maior animal da Terra. Ela é tão grande que cinquenta pessoas poderiam ficar na sua língua e um bebê humano poderia engatinhar através das principais artérias desse animal;
  • O pulmão de uma Baleia-azul pode conter aproximadamente cinco mil litros de ar. O volume total do sistema respiratório de um humano adulto é de aproximadamente 6 litros;
  • A Baleia-azul é a o animal mais ruidoso de todos. Elas emitem sons de baixa frequência que atingem 188 dB, que são mais fortes que o som de um avião a jacto. Além disso, esses sons podem ser escutados a mais de 800 km de distância.

Anterior

O Titanic

O diamante

           
Próximo

Deixe um comentário