Como Ser Bem Sucedido? – 5 Atalhos

A maioria das pessoas deseja alcançar sucesso em suas vidas. E, esse sucesso pode estar relacionado à diversas áreas da vida de um indivíduo, como a profissional, emocional, dentre outras. Também, o sucesso, que é a obtenção de um resultado positivo após um esforço, possui diversas faces e significados para os indivíduos. O que é o sucesso para um, pode não ser para o outro, que deseja algo além ou simplesmente diferente.

Porém, como mencionado, grande parte das pessoas deseja o sucesso, independente do que esse representa para outros, e, felizmente, ele pode ser obtido por meio de atalhos. Shane Snow, autor do livro “Smartcuts: How Hackers, Innovators, and Icons Accelerate Success”, fez uma pesquisa sobre  como as pessoas e as empresas alcançam o sucesso rapidamente, utilizando esses atalhos. Um dos temas presente no livro é o de pensamento lateral, que é um processo de resolução de problemas através de ângulos diferentes.

Abaixo, confira algumas estratégias elaboradas por Shane para obter o sucesso rapidamente e entenda como elas podem ser colocadas em prática, para beneficiar a vida do indivíduo.

Não tenha medo

Uma pesquisa que Shane fez demonstra que os presidentes dos Estados Unidos que obtiveram mais sucesso também possuíam menos tempo na política. Ou seja, menos experiência. Por isso, você não precisa estudar por anos ou obter muita experiência para se dedicar a algo e obter o sucesso.

Não tenha medo de se arriscar e buscar mudanças.

Pessoas que mudam de carreira, por exemplo, acabam obtendo muito mais habilidade e flexibilidade do que indivíduos que permaneceram no mesmo caminho durante toda a sua vida e, com isto, possuem muita experiência.

Assim, não tenha medo de se arriscar e sair do comum, do ordinário. De acordo com o professor de Harvard, Gautam Mukunda, são os indivíduos renegados que fazem as grandes mudanças.

Procure seus mentores

De acordo com Shane, a orientação dos mentores formais não é benéfica para o indivíduo, visto que eles não se preocupam com você de forma integral. Na verdade, a orientação ideal é a dos mentores que são procurados pelos próprios indivíduos, e que se dedicam a pessoa, criando um vínculo que vai além da vida profissional.

Os mentores devem estar com você a longo prazo, construindo uma orientação orgânica que é baseada na amizade e vulnerabilidade. Ou seja, os mentores ideias não são aqueles designados por uma empresa, mas sim uma pessoa que seja sábia como um todo. 

Aprenda com os erros

Muitas pessoas dizem que precisamos cometer erros para aprendermos. Porém, isso não é necessariamente verdade. Nós podemos aprender com os erros de outras pessoas, o que será muito mais benéfico e evitará falhas. Por isso, independente da sua área de atuação, procure por pessoas que fizeram o mesmo ou parecido, e observe quais foram os resultados.

Não seja o primeiro

Há um conhecimento errôneo que diz que os primeiros são sempre os melhores. Porém, isso não é verdade. Inclusive, os pesquisadores Peter Golder e Gerard Tellis, da Universidade do Sul da Califórnia, publicaram um estudo em 1993 que refutou a alegação de que os pioneiros do mercado eram mais propensos a ter sucesso.

Quando você é o primeiro em algo, gasta-se muito tempo e energia para descobrir o que deve ser feito, quais são as melhores estratégias, etc. E, quando somos o segundo, podemos aprender com o erro e práticas do primeiro, apenas seguindo o líder e desenvolvendo algo mais duradouro.

Obrige-se a pensar

Muitas vezes, seguimos pelo caminho mais fácil simplesmente por não termos restrições, o que não é algo benéfico, pois tendemos a copiar outras ideias. Por isso, para aguçar a sua criatividade e mente, estabeleça restrições para você, e se force a pensar.

Seguindo esses atalhos citados acima, com certeza irá atingir o sucesso muito mais rápido.

Anterior

Curiosidades Sobre o Dia da Mentira

Curiosidades Sobre as Borboletas

           
Próximo

Deixe um comentário