Ciclo da Mineração e Bandeirantes

Perguntas sobre as expedições bandeirantes e a atividade mineradora (Ciclo do Ouro) no Brasil Colônia.

Quiz enviado por: Carlos Pereira Júnior

  1. Sobre os Bandeirantes, assinale a alternativa correta:

  2. Assinale apenas a alternativa correta.

  3. Assinale a alternativa que não fala da mineração de ouro no Brasil colonial.

  4. Por que a Igreja proibiu a escravização do índio no Brasil?

  5. A Mineração:

  6. A região das Minas Gerais:

  7. Leia as seguintes afirmações: I. Os moradores do sertão nordestino mantinham um contato frequente com os do litoral. II. A coroa portuguesa chegou a proibir pastagem na faixa litorânea para garantir a expansão açucareira. III. A descoberta de ouro impulsionou a ocupação do interior, onde se formaram vários núcleos urbanos.

  8. "Para conseguir participação política no início do século XVIII, os comerciantes do Recife precisavam enfrentar um conflito civil, posto até então todos os mercadores do Brasil colonial eram excluídos das câmaras municipais". Esse fragmento faz menção à:

  9. Indique a afirmativa que contém o significado dos termos lavra e faiscador.

  10. Indique o esquema que represente corretamente.

  11. "Em 1720, ocorreu em Vila Rica, atual Ouro Preto contra os altos impostos sobre a mineração de ouro. A revolta foi reprimida e um de seus líderes foi enforcado e esquartejado. Após essa revolta, a coroa portuguesa criou a Capitania de Minas Gerais." O movimento em destaque foi:

  12. "Muitas vezes os libertos eram reescravizados por engano ou má-fé. Então se desesperavam, dirigindo pedidos escritos às autoridades da Capitania, descrevendo as péssimas condições em que viviam, chamando por uma justiça que tardava e, não raro, falhara." Segundo o texto, a justiça nas minas era:

  13. As bandeiras eram:

Veja também

Leia mais sobre...

  • Ciclo do Ouro

    O ciclo do ouro (mineração) foi um período no qual a extração e exportação do ouro tournou-se a base da economia brasileira. Isso gerou uma concentração populacional na região centro-sul e ajudou no desenvolvimento do mercado interno.

  • Escravidão no Brasil

    A escravidão no Brasil começou no período colonial e continuou até o final do período imperial. Os escravos eram usados na agricultura, pricipalmente da cana-de-açúcar, e o tráfico deles gerou um grande lucro para a coroa portuguesa.

  • Bandeiras

    As Bandeiras foram movimentos exploratórios, que ocorreram principalmente no atual estado de São Paulo, com objetivo de conseguir escravos e ouro.

  • Inconfidência Mineira

    A Inconfidência Mineira (Conjuração Mineira) foi uma revolta de carater elitista, que tinha com objetivo o fim da derrama, do Pacto Colonial e a implantação de um governo republicano. Tiradentes foi um dos principais nomes da conjuração.

  • História do Brasil

    A história do Brasil pode ser dividida em Colônia, Império e República. Os seus divisores foram a Independência do Brasil (1822) e a Proclamação da República (1889).

Confira também

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

 
Quiz Sociedade Colonial Brasileira - I
 
Quiz História - 9º Ano