• #1 1 pt(s)

    Os portugueses, no século XVI, estimulados pela necessidade de garantir a posse do território e eliminar a concorrência francesa, organizaram e enviaram as primeiras expedições para a colônia. Foi o primeiro empreendimento de exploração econômica ao qual se dedicaram os portugueses.

  • #2 1 pt(s)

    Diante da ameaça externa, a Coroa portuguesa decidiu iniciar efetivamente a colonização das terras americanas. Após o envio da expedição de Martin Afonso de Souza e a fundação de vilas, o governo português instituiu uma nova forma de administração da colônia. Sistema em que as terras foram divididas em lotes e entregues a particulares.

  • #3 1 pt(s)

    Os capitães donatários formavam um grupo composto de gente de pequena nobreza e comerciantes ligados à Coroa. Recebiam a capitania mas não tinham propriedade plena desse em patrimonial. Gozavam de direitos e deveres. Dentre esses direitos, o capitão donatário não podia fazer.

  • #4 1 pt(s)

    Produção organizada principalmente no Nordeste, em um sistema de "plantation", ou seja , na forma das grandes propriedades rurais monocultoras, baseadas no trabalho escravo e destinada ao mercado europeu, considerada a segunda atividade de exploração econômica portuguesa.

  • #5 1 pt(s)

    Baseada na agricultura voltada para o comércio externo, na grande propriedade e no trabalho escravo, a sociedade colonial é agrária, escravista e patriarcal. Em quase toda colônia, é em torno da grande propriedade rural que se desenvolve a vida econômica e social. É o maior símbolo do poderio absoluto dos senhores de terras.

  • #6 1 pt(s)

    Assentada na propriedade monocultora e na escravidão, a sociedade colonial não tem mecanismos de mobilidade social, a sociedade colonial é basicamente...

  • #7 1 pt(s)

    A família patriarcal foi a base da sociedade nascida na região do açúcar. As famílias viviam isoladas na zona rural; eram raros os contatos sociais. Neste contexto, refere-se à condição da mulher na sociedade colonial, EXCETO..

  • #8 1 pt(s)

    A posse de escravos e de terras determinava o lugar ocupado na sociedade do açúcar. Os senhores de engenho d possuíam escravos, terras e engenho. A população negra também gerava formas de resistência que iam contra o sistema escravista, considerando a que melhor representou a luta contra a ordem escravocrata.

  • #9 1 pt(s)

    "Os pés e as mãos do senhor de engenho". Essa frase se refere:

  • #10 1 pt(s)

    Navios que transportavam os escravos africanos, demoravam em média 35 dias para chegar ao Recife, 40 dias para chegar a Salvador e 50 dias para chegar ao Rio de Janeiro.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Jussara Araújo em 26/03/2013 e atualizado em 29/03/2013. Esse quiz foi resolvido 1327 vezes.
5

Racha Cuca+