Sociedade Colonial Brasileira - I

A partir do século XVI o território brasileiro é colonizado por Portugal. Interesses econômicos se concretizaram num modelo colonial representado pela sua sociedade. Resolva este quiz para testar os seus conhecimentos sobre esse assunto.

Quiz enviado por: Jussara Araújo

  1. Os portugueses, no século XVI, estimulados pela necessidade de garantir a posse do território e eliminar a concorrência francesa, organizaram e enviaram as primeiras expedições para a colônia. Foi o primeiro empreendimento de exploração econômica ao qual se dedicaram os portugueses.

  2. Diante da ameaça externa, a Coroa portuguesa decidiu iniciar efetivamente a colonização das terras americanas. Após o envio da expedição de Martin Afonso de Souza e a fundação de vilas, o governo português instituiu uma nova forma de administração da colônia. Sistema em que as terras foram divididas em lotes e entregues a particulares.

  3. Os capitães donatários formavam um grupo composto de gente de pequena nobreza e comerciantes ligados à Coroa. Recebiam a capitania mas não tinham propriedade plena desse em patrimonial. Gozavam de direitos e deveres. Dentre esses direitos, o capitão donatário não podia fazer.

  4. Produção organizada principalmente no Nordeste, em um sistema de "plantation", ou seja , na forma das grandes propriedades rurais monocultoras, baseadas no trabalho escravo e destinada ao mercado europeu, considerada a segunda atividade de exploração econômica portuguesa.

  5. Baseada na agricultura voltada para o comércio externo, na grande propriedade e no trabalho escravo, a sociedade colonial é agrária, escravista e patriarcal. Em quase toda colônia, é em torno da grande propriedade rural que se desenvolve a vida econômica e social. É o maior símbolo do poderio absoluto dos senhores de terras.

  6. Assentada na propriedade monocultora e na escravidão, a sociedade colonial não tem mecanismos de mobilidade social, a sociedade colonial é basicamente...

  7. A família patriarcal foi a base da sociedade nascida na região do açúcar. As famílias viviam isoladas na zona rural; eram raros os contatos sociais. Neste contexto, refere-se à condição da mulher na sociedade colonial, EXCETO..

  8. A posse de escravos e de terras determinava o lugar ocupado na sociedade do açúcar. Os senhores de engenho d possuíam escravos, terras e engenho. A população negra também gerava formas de resistência que iam contra o sistema escravista, considerando a que melhor representou a luta contra a ordem escravocrata.

  9. "Os pés e as mãos do senhor de engenho". Essa frase se refere:

  10. Navios que transportavam os escravos africanos, demoravam em média 35 dias para chegar ao Recife, 40 dias para chegar a Salvador e 50 dias para chegar ao Rio de Janeiro.

Leia mais sobre...

  • Ciclo da Cana-de-Açúcar

    O ciclo da cana-de-açúcar foi baseado no plantation e se desenvolveu no litoral nordestino. O declínio ocorreu devido a concorrência do açúcar produzido nas Antilhas pelos holandeses.

  • Governo Geral

    O Governo Geral foi criado durante o período colonial devido a falência do sistema de Capitanias Hereditárias. Os três principais governadores gerais do brasil foram Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá.

  • Revolta de Beckman

    A Revolta de Beckman foi um movimento nativista que ocorreu no então território do Maranhão entre 1684 e 1685. Confira quais foram as características e as causas desse movimento.

  • Guerra dos Mascates

    A Guerra dos Mascates ocorreu no nordeste brasileiro devido a uma disputa entre senhores de engenho e produtores agrícolas contra comerciantes portugueses ("mascates"). Esse conflito fez parte dos "movimentos nativistas".

  • Brasil Colônia

    A colonização do Brasil durou de 1500 até 1822, quando ocorreu a sua independência. Na economia desse período, podemos citar o Ciclo do Açúcar e do Ouro.

Confira também

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

 
Quiz História do Ceará - I
 
Quiz Ciclo da Mineração e Bandeirantes