Como jogar Kakuro

Como jogar?

Jogar kakuro não é muito difícil, mesmo sendo considerado mais complicado do que o sudoku. O objetivo é colocar os números de 1 a 9 de modo que eles não se repitam na seqüência da linha e na seqüência da coluna, sendo necessário que a soma dos números (na horizontal ou na vertical) seja igual ao da dica relacionada. Veja a imagem:

Resumindo

 

Nessa imagem você pode notar que o número "1" aparece duas vezes na mesma linha, entretando em seqüências diferentes, o que é perfeitamnete possível e bem comum.

Analizando as possibilidades

Pegando como exemplo uma seqüência que tem como dica o número 4 e que tem duas casas em branco, podemos completar as casas com as seguintes ordens de números: 1 e 3 ou 3 e 1. Não podemos utilizar 2 e 2, pois não se pode repetir os números na mesma seqüência.

Ferramentas do jogo

  1. Esse botão mostra se há erros (dependendo do nível de experiência que você escolheu);
  2. Esse botão reinicia o puzzle;
  3. Selecione um puzzle fácil, médio ou difícil;
  4. Aqui você seleciona o seu nível de experiência (veja mais abaixo);
  5. Indica os possíveis números a serem colocados nas casas em branco quando o mouse é colocado em cima da dica (#6);
  6. Dica que mostra a soma que a seqüência deverá dar;
  7. "Anotação a lápis" - Esse lugar serve para você anotar os possíveis números a serem utilizados; (essa ferramenta é de fundamental importância, como você notará)
  8. Serve para mostrar o status do jogo quando se aperta o botão “Como estou indo?”;
  9. Depois de clicar em uma casa, abrirá essa caixa contendo os números para se colocar. Note que é possível também escolher um número usando a "rodinha do mouse"(mouse wheel);
  10. Deixa a casa sem nenhum número;
  11. A casa com o fundo colorido indica que há algum erro.

Nível de experiência do jogador

 

Possíveis erros

Erro visível

Esse erro ocorre quando duas ou mais casas na mesma linha da seqüência ou na mesma coluna da seqüência estão preenchidas com o mesmo número. Como esse erro é chamado de "Erro visível", ele sempre é mostrado, independentemente do "Tipo de jogador" que está selecionado.

Erro de lógica

Esse erro ocorre quando você preenche uma casa, e dentro das regras básicas (Não há outro número igual na mesma linha da seqüência ou na mesma coluna da seqüência) está tudo certo. Mas de acordo com a resposta do puzzle não. Ou seja, provavelmente você se enganou no raciocínio feito ao preencher aquela casa.

Seqüências mágicas

Uma das primeiras coisas que você vai notar quando estiver tentando resolver um puzzle de Kakuro, é que existem algumas "seqüências chaves" que são fundamentais na hora de eliminar as possibilidades. Estas seqüências, chamadas de "seqüências mágicas", são especiais porque dada uma soma e a quantidade de casas, só existe uma possível combinação. Por exemplo: para a soma "4", só existe a combinação "1+3", já para a soma "17", a única possível é "8+9". Veja o quadro abaixo:

Mais informações

E agora?

Comece a jogar Kakuro, pois é a melhor forma de se aprender.