Existe talento natural?

Talento é uma questão de motivação e comprometimento.

Não é necessário nascer com talento para tocar piano, mas sim tem comprometimento e estar motivado.Não é necessário nascer com talento para tocar piano, mas sim tem comprometimento e estar motivado.

O pesquisador educacional Benjamin Bloom estudou 120 pessoas extremamente bem sucedidas. Nesse grupo estavam pianistas, escultores, nadadores olímpicos, tenistas de nível mundial, matemáticos e pesquisadores da área de neurologia. A maioria deles não eram notáveis quando criança e não mostravam talento antes de começarem a treinar seriamente. Mesmo na adolescência não era possível prever as conquistas através das habilidades que eles tinham. Uma motivação continua e o comprometimento, associados com apoio de pessoas próximas, os levaram até o topo.

O tenista Rafael Nadal é um exemplo de jogador talentoso.O tenista Rafael Nadal é um exemplo de jogador talentoso.

Após 40 anos de pesquisas sobre aprendizagem na escola nos Estados Unidos e no resto do mundo, a conclusão de Bloom é a seguinte: “O que qualquer pessoa no mundo consegue aprender, quase todas as outras também conseguem se forem fornecidas condições apropriadas para o aprendizado.” Ele não está levando em consideração os 2 ou 3 porcento de crianças com deficiências graves e os outros 2 porcento que estão na outra extremidade (no topo). Ou seja, ele leva em consideração todos os demais.

Pesquisas como essa mostram que o Brasil pode ter muito mais que os melhores jogadores de futebol do mundo. Isso será possível quando o nosso governo começar fornecer condições necessárias para o desenvolvimento intelectual de grande parte dos nossos jovens.

Saiba mais

Livro “Mindset: The New Psychology of Success” da psicóloga Carol Dweck.

Créditos das imagens

http://www.flickr.com/photos/allandonque/5110982659/ http://www.flickr.com/photos/dohastadiumplusqatar/6770965857/

Confira também

 
Curiosidade Recompensar ou Punir?
 
Curiosidade Benefícios do vídeo game