Ser curioso faz bem pra memória

Problemas de memória? Seja mais curioso!

Curiosidade para alguns pode ser descrita como "sede de conhecimento". Para outros, é um mecanismo que pode aprimorar a nossa memória.

Ressonância magnética confirma que a curiosidade aumenta a atividade cerebral.Ressonância magnética confirma que a curiosidade aumenta a atividade cerebral.

Pesquisadores fizeram ressonância magnética em algumas pessoas enquanto eles liam perguntas de conhecimento gerais. As imagens da ressonância mostraram que a curiosidade aumentava a atividade cerebral (na parte da memória) quando as pessoas respondiam errado, o que sugere que a curiosidade pode melhorar a memória quando lidamos com informações novas e surpreendentes. Essa previsão sobre o aumento da memória foi confirmada em um estudo comportamental: Um nível alto de curiosidade no começo da sessão foi correlacionado a uma melhor lembrança das respostas mais inesperadas de uma a duas semanas mais tarde.

Veja também

Saiba mais

Source: "The Wick in the Candle of Learning: Epistemic Curiosity Activates Reward Circuitry and Enhances Memory" from Psychological Science

Créditos das imagens

http://www.flickr.com/photos/brainblogger/3138247450/

Confira também

 
Curiosidade Dica para melhorar suas habilidades em matemática
 
Curiosidade Como ter mais sorte?