• #1 1 pt(s)

    "O termo diáspora define o deslocamento, normalmente forçado ou incentivado, de grandes massas populacionais originárias de uma zona determinada para várias áreas de acolhimento distintas. (Fonte: Wikipédia)". De acordo com esta definição e seus conhecimentos adquiridos, a alternativa que melhor define o ocasionamento da PRIMEIRA DIÁSPORA GREGA é:

  • #2 1 pt(s)

    A Cidade do Vaticano é tida como o núcleo oficial da Igreja Católica no mundo. Ela é o território soberano da Santa Sé e o local de residência do Papa, além de ser o menor país do mundo com pouco mais de 850 habitantes. Possui um governo próprio e autônomo, caracterizando-se como uma cidade-estado. O termo "cidadade-estado" define, no contexto da história da Grécia:

  • #3 1 pt(s)

    "A falta de alimentos e terras fez com que houvesse um distanciamento social e privatização territorial, em busca de fugir disso, alguns grupos se dispersaram pela Europa ocasionando a Diáspora." O trecho se refere a qual momento histórico grego?

  • #4 1 pt(s)

    A forma de governo em que o poder político está concentrado nas mãos de uma pequena parcela de pessoas é chamada de OLIGARQUIA, esta era uma caraterística marcante do governo espartano. Sobre este governo é CORRETO afirmar que:

  • #5 1 pt(s)

    Os homens de Esparta recebiam uma educação militar rigorosa e muitas vezes cruel, eles eram expostos aos mais variados tipos de testes para que fosse provada a sua eficácia como soldado e defensor de sua pátria. Apenas aos 30 anos os homens se viam livres desta educação, mas era nesta idade que acontecia a "prova final" chamada de KRIPTIA. Assinale a alternativa que melhor descreve esta prova.

  • #6 1 pt(s)

    (FEI) Na Grécia antiga, a cada quatro anos declarava-se uma trégua nas guerras, a fim de que a população pudesse participar dos jogos de Olímpia, competição que originou os modernos Jogos Olímpicos, e que eram realizados em honra de:

  • #7 1 pt(s)

    Controlavam os reis e os gerontes, eram eleitos pela Ápela e compartilhavam do poder juntamente com os reis. Com base na organização politica de Esparta, estamos falando dos:

  • #8 1 pt(s)

    (Mackenzie) Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado Esparta, no período Arcaico:

  • #9 1 pt(s)

    (Udesc) São fontes indispensáveis para o conhecimento dos primeiros tempos daquilo que viria a se constituir na civilização grega os poemas "Ilíada" e "Odisséia", atribuídos a Homero. Seus versos tratam, sobretudo, de episódios e conseqüências relacionadas com a seguinte alternativa:

  • #10 1 pt(s)

    (S. J. DO RIO PRETO) Os gregos possuíam divindades menores que inspiravam suas criações artísticas e científicas: assim Clio era a musa inspiradora da:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Vinícius Teixeira em 25/03/2014 e atualizado em 01/04/2014. Esse quiz foi resolvido 370 vezes.
5

Racha Cuca+