• #1 1 pt(s)

    (ACAFE - 2007) O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica. Dentre as bacias hidrográficas apontadas nas alternativas abaixo, uma delas não expressa a realidade. Assinale-a.

  • #2 1 pt(s)

    (ENEM - 2010) Sobre as questões relacionadas ao ambiente urbano, todas as alternativas estão corretas exceto a:

  • #3 1 pt(s)

    (TdC - 2012) Na atual revolução tecnológica chamada de Revolução Técnico-Científica e Informacional, o aumento da produtividade da economia é cada vez mais baseado (...) A alternativa correta, que completa o enunciado acima, é:

  • #4 1 pt(s)

    (ACAFE/2007) Na dinâmica da natureza, a água é foco de inúmeros debates repletos de preocupações com o futuro. Nesse contexto, o Aquífero Guarani ganha real importância. Sobre essa realidade e os conhecimentos acerca da água, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • #5 1 pt(s)

    (ENEM - 2011) Fonte de energia muito utilizada, o petróleo é um recurso natural não-renovável e, por isso mesmo, tema de muitos debates. Sobre ele, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • #6 1 pt(s)

    (UNIFESP - 2007) Nos últimos anos, o Comitê Olímpico Brasileiro aspira sediar os Jogos Olímpicos no Brasil. Para tal, inscreveu o Rio de Janeiro como candidato aos Jogos de 2012, que concorreu com outras cidades, mas acabou desclassificado. Aponte a principal característica que dificultou a escolha do Rio de Janeiro:

  • #7 1 pt(s)

    (TdC - 2012) Na zona costeira e litorânea cearense, a dinâmica atual é caracterizada pela ocorrência de precipitações elevadas, em torno de 800 e 1500 mm anuais na faixa litorânea, e entre 750 e 1000 mm na área costeira mais interiorizada. (...) A penetração de massas de ar úmidas no estado (...) concentra-se largamente no primeiro semestre do ano. Tal fato confere a muitos setores costeiros e litorâneos um comportamento tendendo a aridez durante o segundo semestre do ano. A oscilação pluvial a que se refere o texto está relacionada à Zona de Convergência Intertropical que, na segundo semestre

  • #8 1 pt(s)

    (ENEM - 2012) Os termos “conhecimento local”, “conhecimento indígena”, “conhecimento tradicional” ou mesmo “etnociência” têm surgido com freqüência na última década, com o objetivo de chamar a atenção para a pluralidade de sistemas de produção de saber no mundo e para sua importância nos processos de desenvolvimento. (Boaventura de Souza Santos, 2005.) De acordo com o texto:

  • #9 1 pt(s)

    (UNIFESP/2007) No Brasil, anomalias climáticas, como o aumento exagerado da incidência pluviométrica combinado à ausência de precipitação nos meses de setembro e outubro, ocorrem, respectivamente, nas regiões:

  • #10 1 pt(s)

    (TdC - 2012) A escolha do Brasil como sede da Oitava Conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade, que ocorreu em Curitiba, está associada:

  • #11 1 pt(s)

    (UFG - 2009) Em 2005, ocorreu uma das maiores secas, dos últimos 50 anos, na porção oeste da Amazônia brasileira, modificando a paisagem da região. Segundo parcela da comunidade científica, o fenômeno está relacionado ao aquecimento global. Essa seca foi intensificada em decorrência:

  • #12 1 pt(s)

    (ENEM - 2011) As migrações internas no território brasileiro tiveram papel de destaque, com movimentos variáveis no tempo e no espaço. Os fluxos migratórios internos, durante a década de 1990, direcionaram-se predominantemente para:

  • #13 1 pt(s)

    (UFSC - 2012) Os movimentos de luta pela terra no Brasil, oriundos da concentração da propriedade da terra, intensificaram-se na década de 1980 na porção sul do país, por causa:

  • #14 1 pt(s)

    (TdC - 2012) A polarização que os centros urbanos exercem uns sobre os outros determina a hierarquia urbana, em escala nacional. Nessa perspectiva, a concepção de metrópole regional abrange:

  • #15 1 pt(s)

    (UNICAMP - 2012) Os dois aviões de passageiros que terroristas islâmicos lançaram, há cinco anos, contra as torres gêmeas do World Trade Center se tornaram um marco na história contemporânea. Lidos em conjunto com a extinção do bloco socialista na esfera da União Soviética, no início dos anos 1990, os atentados da Al Qaeda em Nova York demarcam um “antes” e um “depois”. FOLHA DE S. PAULO, São Paulo, 11 set. 2006, p. A2. O depois, de acordo com o texto, caracteriza-se:

  • #16 1 pt(s)

    (Mackenzie - 2010) "Os rios internacionais (que atravessam mais de um país) sempre foram causa de disputas e discussões. Até recentemente a poluição do rio ___________, principalmente pelas indústrias alemãs, provocou discussões entre a Suíça, a França, os Países Baixos e a Alemanha".

  • #17 1 pt(s)

    (TdC - 2012) Arrastada pela desaceleração dos E.U.A., a economia do México pode apresentar um crescimento de menos de 1% este ano. Folha de São Paulo - 19/08/2001 O atrelamento da economia mexicana aos E.U.A. explica-se:

  • #18 1 pt(s)

    (Mackenzie - 2010) "Há também as chuvas ________, que ocorrem nas zonas ___________, localizadas em torno da latitude de 40º. São causadas pelo choque dos ventos quentes subtropicais com os ventos frios polares". Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

  • #19 1 pt(s)

    (USP - 2012) "É comum o comentário de que o multiculturalismo e preferência social estão “balcanizando” os Estados Unidos, mas é um erro falar sobre esta ameaça". Michael Lind - A Nova Nação Americana; O termo "balcanizando" refere-se:

  • #20 1 pt(s)

    (ENEM - 2012) No Brasil, o vocábulo "serra" é usado com sentido amplo na linguagem corrente. Qualquer elevação com forte desnível é assim chamada. Sob o ponto de vista geomorfológico, o termo "serra" é impróprio para designar as "serras" do Mar e da Mantiqueira, que na verdade constituem:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por G. S. Silva em 25/10/2013 e atualizado em 26/10/2013. Esse quiz foi resolvido 478 vezes.
5

Racha Cuca+