• #1 1 pt(s)

    (ENEM - 2010) Essa medida, decretada pelo príncipe D. João de Bragança, praticamente eliminou o exclusivo metropolitano sobre o comércio da Colônia, desferindo um golpe mortal no Pacto Colonial luso, além de constituir o primeiro grande passo para a independência efetiva do Brasil. Trata-se da(o):

  • #2 1 pt(s)

    (USP - 2011) Por subir Pedrinho ao trono não fique o povo contente não pode ser boa coisa servindo com a mesma gente. Esta quadrinha popular pernambucana faz referência a um acontecimento ocorrido na passagem do Período Regencial para o Segundo Reinado, conhecido como:

  • #3 1 pt(s)

    (TdC - 2012) Em consequência dos descobrimentos das minas e do início da mineração aurífera no Brasil, surgiram transformações na vida da colônia. Podemos afirmar exceto que:

  • #4 1 pt(s)

    (UFRJ - 2010) O feudalismo teve por base econômica o regime de trabalho servil. O servo tem sua origem mais próxima ligada:

  • #5 1 pt(s)

    (UFSC - 2011) A elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves está intimamente ligada:

  • #6 1 pt(s)

    (ENEM - 2010) A atividade colonizadora dos povos europeus na época moderna, inaugurada com a ocupação e utilização das ilhas atlânticas, e logo desenvolvida em larga escala com o povoamento e valorização econômica da América, distingue-se da empresa de exploração comercial que desde o século XV já vinham realizando os portugueses nos numerosos entrepostos do litoral atlântico-africano e no mundo indiano. Com base no texto, pode-se inferir que:

  • #7 1 pt(s)

    (USP - 2011) Entre as várias atribuições dos donatários, destaca-se a doação de sesmarias. No Brasil, a sesmaria:

  • #8 1 pt(s)

    (TdC - 2012) A abdicação de D. Pedro I eliminou definitivamente o fantasma da recolonização, mas transformou o Período Regencial num dos mais conturbados em nossa História. Afinal, os vários segmentos sociais que se haviam unido contra o autoritarismo imperial procuraram defender seus interesses e, consequentemente, revelaram contradições. No plano político, as rebeliões regenciais condenaram:

  • #9 1 pt(s)

    (UNICAMP - 2010) 'Por isso quisera eu que alguma medida fosse tomada para evitar a importação de semelhantes bagatelas que vêm d'além-mar e especialmente daquelas que poderiam ser fabricadas entre nós; poder-se-ia seja abster-se delas inteiramente, ou servir-se menos delas, como estes copos para beber e estes espelhos, estes estofos coloridos, estas luvas perfumadas, estas adagas, facas, agulhetas e mil outras coisas semelhantes (...)' O documento acima faz a apologia do mercantilismo e revela duas de suas práticas. Identifique-as.

  • #10 1 pt(s)

    (UFSC - 2011) 'Todos compreendem como é digno de elogios um príncipe quando cumpre a sua palavra e vive com integridade e não com astúcia. No entanto, a experiência de nossos dias mostra haverem realizado grandes coisas os príncipes que, pouco caso fazendo da palavra dada e sabendo com astúcia iludir os homens, acabaram triunfando dos que tinham por norma de proceder a lealdade.' (Maquiavel, O Príncipe) Segundo Maquiavel:

  • #11 1 pt(s)

    (ENEM - 2011) 'O pintor é amo e senhor de todas as coisas que podem passar pela imaginação do homem, porque ele sente o desejo de contemplar belezas que o encantem, é dono de sua criação, e se quer ver coisas monstruosas, que causem terror, ou que sejam grotescas e risíveis, ou que provoquem compaixão, pode ser amo e criador delas (...)' Esse trecho, cujo autor é Leonardo da Vinci, expressa a concepção de arte característica:

  • #12 1 pt(s)

    (USP - 2012) A Pax Romana e a Pax Americana são parecidas. Em vários livros e espetáculos modernos, como o filme Gladiador, vencedor do Oscar, essa similaridade pode ser percebida por meio de uma análise mais acurada. Estamo-nos referindo, por exemplo:

  • #13 1 pt(s)

    (UFRJ - 2012) "E os cristãos falam de Jesus, louvado seja o seu nome, como o filho de Deus (...) e impõem aos fiéis um grande suplício." (Texto árabe, contemporâneo das Cruzadas) Sobre o islamismo, podemos afirmar:

  • #14 1 pt(s)

    (TdC - 2012) Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano:

  • #15 1 pt(s)

    (Unesp - 2011) As invasões e dominação de vastas regiões pelos árabes na Península Ibérica provocaram transformações importantes para portugueses e espanhóis, que os diferenciaram do restante da Europa medieval. As influências dos árabes, na região, relacionaram-se a

  • #16 1 pt(s)

    (Fatec - 2011) Em O RENASCIMENTO, Nicolau Sevcenko afirma: "O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. O mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada à produção bélica, à construção naval e à produção de roupas e tecidos, nas quais tanto a Itália quanto a Flandres se colocaram à frente das demais. As minas de metais nobres e comuns da Europa Central também são enormemente ativadas. Por tudo isso muitos historiadores costumam tratar o século XV como um período de Revolução Comercial." A Revolução Comercial ocorreu graças:

  • #17 1 pt(s)

    (ENEM - 2012) De acordo com um estudo recente, na Bahia, entre 1680 e 1797, de 160 filhas nascidas em 53 famílias de destaque, mais de 77% foram enviadas a conventos, 5% permaneceram solteiras e apenas 14 se casaram. Tendo em vista que, no período colonial, mesmo entre pessoas livres, a população masculina era maior que a feminina, esses dados sugerem que...

  • #18 1 pt(s)

    (Unifesp - 2011) Estima-se que, no fim do período colonial, cerca de 42% da população negra ou mulata era constituída por africanos ou afro-brasileiros livres ou libertos. Sobre esse expressivo contingente, é correto afirmar que

  • #19 1 pt(s)

    (TdC - 2012) Durante o período colonial no Brasil, a desorganização da administração metropolitana e a prática da venalidade do funcionalismo real (compra e venda de cargos), aliadas às dificuldades de comunicação entre a Europa e a América, contribuíram para o crescimento do poder dos "homens bons". Essa expressão era utilizada para designar aqueles que:

  • #20 1 pt(s)

    (ENEM - 2012) Desconhecendo as sociedades nativas, os europeus tinham a impressão de que os índios viviam "sem Deus, sem lei, sem rei, sem pátria, sem razão". (Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808)). No Brasil, nos primeiros séculos de colonização, a imagem apresentada dos indígenas levou a uma oposição entre os missionários, principalmente os jesuítas, e os colonizadores. Esta oposição de projetos em relação aos indígenas está expressa, respectivamente, na seguinte alternativa:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por G. S. Silva em 25/10/2013 e atualizado em 26/10/2013. Esse quiz foi resolvido 1775 vezes.
5

Racha Cuca+