• #1 1 pt(s)

    Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano:

  • #2 1 pt(s)

    Com o final da 2 Guerra Mundial, os países vitoriosos procuraram criar vários mecanismos internacionais que buscassem o desenvolvimento do planeta de forma mais harmônica. É dessa época a criação do seguinte organismo:

  • #3 1 pt(s)

    "É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz." (Plano Marshall - 5.VI.1947) O Plano Marshall se constituiu:

  • #4 1 pt(s)

    A ocupação da Polônia marca o início da Segunda Guerra Mundial. A tentativa de manter a paz a qualquer custo, como foi feito em Munique, se revelou impossível. Hitler não se dava por satisfeito com a reconquista do "espaço vital", queria mais e mais. Sobre a Segunda Guerra, é correto afirmar:

  • #5 1 pt(s)

    Não pode ser considerado um fator que propiciou a eclosão da Segunda Guerra Mundial:

  • #6 1 pt(s)

    O Plano Marshall, aplicado pelo governo norte-americano após a Segunda Guerra Mundial, visava à:

  • #7 1 pt(s)

    "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941). A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos:

  • #8 1 pt(s)

    Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que:

  • #9 1 pt(s)

    Nos anos de 1942 e 1943 as batalhas de Midway, no Pacífico, El Alamein, na África, e Stalingrado, na Eurásia, significaram a:

  • #10 1 pt(s)

    Sobre fatos antecedentes à Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta.

  • #11 1 pt(s)

    A Guerra da Bósnia-Herzegovina provocou cerca de 250 mil mortos e milhares de refugiados. Acerca do conflito uma jovem sérvia refugiada na Croácia escreveu: "Nós somos o único povo justo e bom, mas a injustiça furiosamente persegue a nossa inocente nação sérvia". (Gordana lgric, LE MONDE DIPLOMATIQUE) Assinale a alternativa que apresenta as origens deste conflito.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por G. S. Silva em 03/10/2013 e atualizado em 08/10/2013. Esse quiz foi resolvido 396 vezes.
5

Racha Cuca+