• #1 1 pt(s)

    O reino das plantas, tecnicamente denominado reino Plantae ou Metaphyta, compreende os organismos eucariontes, pluricelulares e autótrofos. Entre os organismos que abriga, encontram-se certas algas, classificadas como:

  • #2 1 pt(s)

    As clorófitas são algas pertencentes ao reino Plantae. Esses organismos não são assim chamados à toa. Sua denominação deve-se ao fato de que:

  • #3 1 pt(s)

    As plantas presentes no reino Plantae são classificadas em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Uma das principais características das briófitas é a ausência de vasos condutores, ou seja, um sistema especializado no transporte de nutrientes, como a água, pelo seu corpo vegetal. Por causa disso, essas plantas:

  • #4 1 pt(s)

    Considere a seguinte explicação: "Plantas briófitas, em geral, possuem sexos separados, ou seja, ou gametas femininos ou gametas masculinos, e nunca os dois ao mesmo tempo. Essas plantas possuem uma fase constante, chamada gametófito, onde são gerados os gametas, e uma fase passageira, chamada esporófito, criada após a efetivação da fase gametófito e que viabiliza que, mais à frente, sejam liberados esporos para germinação que, depois, formarão uma nova planta. A fase esporófito vive às custas da primeira, onde é feita a fotossíntese." Após a leitura, conclui-se que:

  • #5 1 pt(s)

    As pteridófitas foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos condutores de nutrientes. A Samambaia, planta bastante conhecida, é um exemplo de pteridófita. Levando em conta que na samambaia e toda planta briófita a fase permanente é a assexuada e que quando elas estão em época de reprodução surge a fase sexuada, conclui-se que:

  • #6 1 pt(s)

    As gimnospermas são plantas terrestres que habitam, principalmente, ambientes de clima frio ou temperado; um exemplo são os Pinheiros. Ao contrário das briófitas e pteridófitas, apresentam sementes - que no entanto não ficam encerradas em frutos. Se possuíssem esses frutos, as gimnospermas seriam chamadas de angiospermas. Com tudo isso, entende-se que:

  • #7 1 pt(s)

    Carlos, estudante de Biologia, resolveu pesquisar algumas informações sobre botânica. Numa de suas pesquisas, encontrou o seguinte: "As gimnospermas são plantas que possuem raízes, caules e folhas verdadeiras; são vasculares (possuem vasos condutores da seiva); possuem flores e sementes. Mas os frutos são estruturas ausentes nas gimnospermas, sendo possível encontrá-los somente nas angiospermas." Com base nisso e considerando os Pinheiros, ciprestes, cedros e sequóias, gimnospermas, conclui-se que tais plantas produzem, exceto:

  • #8 1 pt(s)

    As únicas plantas a produzirem sementes são as gimnospermas e angiospermas. Uma característica evolutiva de um pinheiro em relação à samambaia, planta pteridófita, é que

  • #9 1 pt(s)

    Leia as seguintes proposições para responder à questão que as procedem: 01. nas angiospermas o fruto é o ovário desenvolvido. 02. o báculo, o prótalo e os soros são estruturas características das briófitas. 04. os vegetais fanerógamos caracterizam-se pela presença de flores e sementes. 08. nas gimnospermas, o óvulo se situa em folhas carpelares abertas. 16. as briófitas possuem o esporófito haplóide e o gametófito diplóide. 32. a banana é um fruto partenocárpico. 64. as briófitas são vegetais vasculares. A soma das corretas é:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Thaiz Matos em 05/07/2013 e atualizado em 19/07/2013. Esse quiz foi resolvido 1656 vezes.
5

Racha Cuca+