• #1 1 pt(s)

    As áreas de planalto da bacia do Rio Paraná localizada no Sul proporcionam um grande potencial hidrelétrico a essa região brasileira. Para aproveitar essa potencialidade foi construída em parceria com um país vizinho, em Foz do Iguaçu, no Paraná, a usina hidrelétrica de Itaipu, maior do mundo em capacidade de geração de energia elétrica, gerando cerca de 12,6 milhões de quilowatt (kW), o que corresponde a 25% do consumo de energia elétrica no Brasil. A construção dessa hidrelétrica que durou quase duas décadas teve a parceria de qual país sul-americano?

  • #2 1 pt(s)

    Que atividade econômica atraiu migrantes paulistas, mineiros e nordestinos, além de muitos imigrantes europeus e japoneses para a região norte do estado do Paraná?

  • #3 1 pt(s)

    Quais estados formam a menor das cinco grandes regiões brasileiras – região Sul – com cerca de 576 mil km2, extensão pouco inferior à do estado de Minas Gerais?

  • #4 1 pt(s)

    Além de açudes, outras obras de engenharia, há décadas, são construídas no interior do Sertão como forma de minimizar os efeitos das secas. Nos últimos anos, o Governo Federal, vem desenvolvendo uma grande obra de engenharia que, de acordo com determinado grupo de especialistas, seria capaz de aumentar exponencialmente a área irrigada no interior dessa sub-região nordestina. A qual obra o texto acima se refere?

  • #5 1 pt(s)

    Qual Sub-região Nordestina tem como principais atividades econômicas o extrativismo vegetal, as lavouras de arroz, soja, e a criação de gado bovino, onde esse desenvolvimento vem sendo impulsionado pela presença de um Complexo Portuário e Industrial no Maranhão?

  • #6 1 pt(s)

    Complete: O desenvolvimento da atividade manufatureira no Brasil, durante o século ___, teve maior expressão na região ___. A origem do avanço do setor industrial nessa região está ligada à ___.

  • #7 1 pt(s)

    O que está proporcionando a obtenção de elevados índices de produtividade nas lavouras de várias áreas do Sertão?

  • #8 1 pt(s)

    Ao longo do século XX, a taxa de variação da população do Brasil foi sempre positiva (crescimento). E essa taxa leva em consideração o número de nascimentos (N), o número de mortes (M), o de emigrantes (E) e o de imigrantes (I) por unidade de tempo. É correto afirmar que no século XX:

  • #9 1 pt(s)

    Qual a Sub-região nordestina mais desenvolvida economicamente?

  • #10 1 pt(s)

    Analise a afirmação abaixo e assinale a alternativa correspondente. "É a variedade de espécies de seres vivos que habitam determinado ambiente ou domínio natural."

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Carlos Pereira Júnior em 16/04/2013 e atualizado em 18/04/2013. Esse quiz foi resolvido 120 vezes.
5

Racha Cuca+