• #1 1 pt(s)

    Como ficou conhecido o ano em que Albert Einstein, físico alemão famoso pela sua Teoria da Relatividade e pela explicação do Efeito Fotoelétrico, publicou seus primeiros trabalhos, mais especificamente no ano de 1905?

  • #2 1 pt(s)

    Qual o nome e a qual área da física estava ligada a personagem que, dentre outros de sua época, chegou a afirmar que "A física está fechada! Não há novas descobertas a serem feitas, apenas aperfeiçoar as medições."?

  • #3 1 pt(s)

    Quais os dois ramos da física que surgiram no começo do século XX e revolucionaram toda a concepção científica criada na área até então?

  • #4 1 pt(s)

    Qual o nome da matemática criada por Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz?

    Sua resposta:

    Dica: Quatro palavras

  • #5 1 pt(s)

    Os ditos "pacotinhos de energia" (ou fótons) são, na verdade, quantidades exatas de energia emitidas pelo elétron durante o salto quântico, não podendo existir uma quantidade que não seja um múltiplo inteiro desse valor estabelecido. Qual o outro nome recebe um único pacotinho de energia descrito por Planck e posteriormente usado na explicação do Efeito Fotoelétrico de Einstein?

    Sua resposta:

    Dica: Três palavras

  • #6 1 pt(s)

    A Revolução Industrial foi um processo de substituição do modo de produção manufatureiro por uma produção baseada nas fábricas. A Inglaterra foi o primeiro país a passar pela revolução, tendo ocorrido o processo entre o final do século XIX e o começo do século XX, devido a uma série de fatores, como posição geográfica e matéria prima disponível. A invenção que possibilitou a mecanização do modo de produção foi a máquina a vapor, criada pelo inventor e engenheiro de grande importância para a física:

  • #7 1 pt(s)

    O Efeito Fotoelétrico é conhecido há muito tempo por ser uma técnica na qual conseguimos gerar uma corrente elétrica a partir de uma luz incidente em determinado material, como uma placa de cobre por exemplo. Porém, algo curioso acontecia. Quando colocávamos a placa sob a ação de uma luz vermelha extremamente potente, digamos com 500 W, a corrente gerada era muito pequena. Porém quando submetida a uma luz violeta, digamos com 50 W, a corrente era extremamente maior. Qual foi a resposta sugerida por Einstein do motivo de tal fenômeno ocorrer?

  • #8 1 pt(s)

    A proposta de Planck dos quanta de energia (fótons quando descritos por Einstein) serviram para corroborar uma ideia da época. Que ideia é essa?

  • #9 1 pt(s)

    O Gato de Schrodinger é um experimento teórico dentro da mecânica quântica, proposto pelo físico alemão Erwin Schrodinger, em que um gato é trancado dentro de uma caixa com uma ampola de veneno programada pra abrir aleatoriamente em qualquer instante de tempo, ou mesmo não abrir. Enquanto a caixa está fechada podemos dizer que o gato se encontra vivo e morto ao mesmo tempo, encontrando-se em um estado quântico característico de algumas partículas. Como se chama este estado quântico?

  • #10 1 pt(s)

    Qual dos elementos a seguir não é uma grandeza recorrente na Teoria da Relatividade, fundamentada por Albert Einstein no início do século XX?

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Anônimo em 28/09/2015 e atualizado em 16/10/2015. Esse quiz foi resolvido 447 vezes.
5

Racha Cuca+