• A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • X
  • Z
  • e r o
  • i o i o
  • p l g a
  • r a a
  • o i o
  • u a
  • i h a s
  • n i n o
  • l o r o

Dicas

  • Dedão;
  • Em resumo; em substância; resumidamente;
  • Algo que é prejudicial;
  • Parte inferior de um navio (plural);
  • Possuí flores.

Cada dica é referente a uma das palavras a serem encontradas. Você deve aguardar um pouco antes de pedir a próxima dica.

Como jogar

  • Complete as palavras usando as letras de A a Z;
  • Cada letra deve ser usada uma única vez;
  • Depois de responder corretamente metade das palavras, o jogo mostra quais respostas estão incorretas;
  • Caso queira, peça uma dica. Mas lembre-se: resolver sem dicas é muito mais legal!

O Fascinante Mundo da Linguística

No fascinante mundo da linguística, cada letra do alfabeto possui suas particularidades e curiosidades que podem ser exploradas através do jogo "AtoZ". Começamos com a letra "A", que é uma das mais utilizadas em muitos idiomas, incluindo o português. Curiosamente, em inglês, "A" também é a única letra que pode ser usada como uma palavra por si só, representando um artigo indefinido. Já a letra "B", apesar de não ser tão utilizada, tem um charme especial, aparecendo predominantemente em palavras que expressam sons, como "batucar" e "borbulhar".

A letra "C" é outra que merece destaque. No português, ela tem o poder de transformar completamente o som de uma palavra quando combinada com as letras "H" e "Ç". Já a letra "Z", a última do nosso alfabeto, é menos comum, mas está presente em palavras poderosas como "ziguezague" e "zunir". Por outro lado, algumas letras, como "Q", "W", "Y", "K" e "X" são menos frequentes no português, mas quando aparecem, geralmente conferem uma sonoridade especial à palavra, tornando-a mais exótica ou sofisticada.

O "AtoZ" é um verdadeiro convite para uma viagem pelo universo das palavras e das letras que as compõem. Ao jogá-lo, você não apenas se diverte, mas também enriquece seu vocabulário e seu conhecimento sobre a linguagem. Por meio deste jogo, pode-se explorar fatos curiosos sobre a frequência das letras, como algumas são mais utilizadas no início, meio ou fim das palavras, e até mesmo como a adição ou remoção de uma única letra pode alterar completamente o significado de uma palavra. É uma aventura fascinante pelo mundo da linguagem, onde cada descoberta é um passo para a compreensão mais profunda da complexidade e da beleza da nossa linguagem.

AtoZ na Sala de Aula

O AtoZ pode ser uma ferramenta divertida e educativa para ser usada em sala de aula. Os alunos podem se beneficiar ao jogar o "AtoZ" de várias maneiras. Em primeiro lugar, o jogo ajuda a expandir o vocabulário dos alunos, incentivando-os a encontrar palavras que estão faltando cada letra do alfabeto. Isso os desafia a pensar de forma criativa e explorar diferentes combinações de letras para formar palavras válidas.

Além disso, o esse jogo de palavras pode ser usado para melhorar a ortografia e a consciência fonêmica dos alunos. Ao encontrarem palavras que estão faltando cada letra, eles precisam prestar atenção aos sons e às letras que compõem as palavras corretas. Isso promove uma compreensão mais profunda dos padrões ortográficos e do sistema de escrita da língua.

Assim, o "AtoZ" é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada de forma criativa e interativa em sala de aula. Ao estimular o vocabulário, a ortografia e a consciência fonêmica, o jogo promove o aprendizado efetivo da linguagem de maneira lúdica e envolvente.

5

Racha Cuca+