52 (Unesp 2013 - Primeira Fase)

Leia o texto e analise os mapas.

As terras-raras formam um grupo de 17 elementos químicos, com propriedades muito semelhantes entre si, em termos de maleabilidade e resistência, que permitem aplicações diversas. Indispensáveis à indústria de alta tecnologia, elas estão no centro de uma disputa global. As maiores reservas em potencial estão situadas no Brasil. A extração e principalmente o refino das terras-raras são, porém, altamente poluentes; por esta razão, cientistas estudam novos meios de exploração e novas aplicações que poluam menos.

(Martha San Juan França. Terras que valem ouro. Unesp Ciência, abril de 2012. Adaptado)(Martha San Juan França. Terras que valem ouro. Unesp Ciência, abril de 2012. Adaptado)
Regiões de integração e desenvolvimento(IBGE. Atlas Geografia Escolar, 2009. Adaptado.)(IBGE. Atlas Geografia Escolar, 2009. Adaptado.)

De acordo com a leitura do texto e a observação dos mapas, é correto afirmar que as duas maiores concentrações de reservas de terras-raras estão localizadas nas regiões de integração e desenvolvimento do

Tópicos dessa questão: Geografia
comments powered by Disqus
5

Racha Cuca+