1 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Ao longo da história da humanidade, não há nenhuma dúvida de que empreendedores participaram ativamente da construção do sistema político, econômico, industrial e técnico-científico, gerando empregos e renda ao redor do mundo.

Entre as características fundamentais de um emprendedor estão a criatividade, a visão de futuro e a coragem para assumir riscos.

Pretendendo abrir uma microempresa e, portanto, contrtar funcionários, o empreendedor analisa a tabela a seguir.

Classificação Unidades da Federação
Muito Bom SP, RJ, MG e DF
Bom PR, SC e RS
Moderado AM, PA, RO, MT, MS, GO, CE, RN, PE, BA e ES
Ruim AC, RR, AP, PI, MA, TO, PB, AL e SE
BRASIL: Disponibilidade de recursos humanos especializados

Após analisar a tabela, o empreendedor conclui corretamente que a

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
2 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

No Brasil, desde o ano 2000, o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) coordena e executa a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que fornece dados para entender melhor o perfil empreededor do cidadão brasileiro.

O resultado da pesquisa GEM, divulgado em 2010, mostra que o Brasil alcançou a maior Taxa de Empreededores em Estágio Inicial (TEA): 17,5% da população adulta, na faixa etária de 18 a 64 anos, estava exercendo, com até três anos e meio de existência, alguma atividade em negócios.

(Empreendedorismo no Brasil 2010 • Elaborado por IBQP – GEM. Disponível em: http://www.sebrae.com.br. Acesso em: 08.03.2012. Adaptado)

Considere o gráfico.

De acordo com o gráfico, a média das Taxas de Empreendedores Iniciais brasileiros, no período de 2002 a 2010, era, aproximadamente,

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
3 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Segundo a pesquisa GEM, a mulher brasileira é uma das que mais empreende no mundo.

Considerando que, em 2010, a população adulta brasileira (de 18 a 64 anos) era de 120 milhões, que a TEA era de 17,5% e sabendo que, dentre os empreendedores iniciais, 49,3% eram mulheres, conclui-se corretamente que o número de empreendedores iniciais do sexo feminino era, em milhões, aproximadamente,

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
4 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Brazil

Brazil is a leader in entrepreneurship1, with an estimated one in eight adults being "entrepreneurs." Much of the business that occurs in Brazil is done by single businesspeople either selling their homemade goods or providing their services. Foreign entrepreneurship is a bit of a rarity in Brazil. It is simple for a local businessperson to open a business by, in most cases, circumventing the typical red tape2 associated with starting a business. The regulatory boards are so poorly managed and so open to bribes3 that local entrepreneurs can easily sneak by without following proper procedure. For foreign businesspeople it is much more difficult. Foreigners draw attention to themselves (by merely being foreigners) and therefore fall prey to greater scrutiny. It is imperative for the foreign businessperson to hire a good “despachante” or broker to handle interactions with government officials.

(http://www.internationalentrepreneurship.com/americas/brazil Acesso em: 16.02.2012. Adaptado)

  • (1) entrepreneurship: empreendedorismo
  • (2) red tape: burocracia
  • (3) bribes: subornos

De acordo com as informações do texto,

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
5 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Irineu Evangelista de Sousa (Barão de Mauá) foi talvez o maior empreendedor brasileiro do século XIX. Fundador e dirigente de diversas empresas, ele foi peça chave em vários empreendimentos inovadores no Segundo Reinado como, por exemplo, a

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
6 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Um jovem empreendedor, recém-formado em um curso de Química, resolveu iniciar um negócio de reciclagem envolvendo a obtenção de prata a partir de chapas de raios X descartadas e de soluções de fixador fotográfico após seu uso.

Consultando artigos em revistas especializadas, verificou que, empregando métodos, materiais e reagentes simples, poderia obter, em média, 5 gramas de prata por metro quadrado de chapas de raios X e 5 gramas de prata por litro da solução de fixador.

Para testar essas informações, o jovem decidiu utilizar 10 chapas retangulares de 30 cm x 40 cm e 2 L de solução de fixador.

Caso as informações consultadas estejam corretas, ele deverá obter uma massa total de prata, em gramas, próxima de

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
7 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Transpondo a definição de empreendedorismo para o ambiente literário, lembramo-nos de personagens que foram criativas e demonstraram ter visão de futuro e coragem para assumir riscos.

Assinale a alternativa em que essas características estão representadas.

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
8 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Um dos grandes empreendimentos tecnológicos que a humanidade presenciou foi a construção, na Europa, do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Large Hadron Collider), situado a 175 metros de profundidade. Nele, prótons são acelerados num túnel de 27 km de comprimento em forma de anel e percorrem, aproximdamente, 11 000 voltas em apenas um segundo. A partir daí, esses prótons se chocam com outros numa razão de 600 milhões de colisões por segundo.

(www.ufp.br/arquivos/images/CERN03.png. Acesso em: 12.03.2012)

De acordo com o texto, é possível prever que a velocidade que as partículas atingem no momento da colisão será, em km/s, de

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
9 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Desde a Antiguidade, os empreendedores já fabricavam vinho, cerveja, pão, queijo e outros produtos por meio da fermentação. De lá para cá, muitas técnicas foram desenvolvidas e aplicadas aos processos biológicos de produção de substâncias para os mais variados fins. É a biotecnologia.

A partir da década de 1970, a biotecnoloçia concentrou suas atenções nas pesquisas com o DNA (material genético) e, com isso, foi possível criar os organismos geneticamente modificados, conhecidos como trangênicos.

Depois do sucesso obtido na transferência de genes de uma espécie para outra, foi possível evoluir e aplicar técnicas para a criação de medicamentos, hormônios, plantas modificadas e outros produtos.

Analise as afirmações a seguir e assinale a correta.

Tópicos dessa questão: Multidisciplinar
10 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Seja \alpha o plano que contém a figura plana a seguir.

Após deslizar a figura pelo plano \alpha, isto é, realizar translação ou rotação da figura no plano \alpha, pode-se obter

Tópicos dessa questão: Raciocínio Lógico
11 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Considere quatro moças tais que

  • Beth é mais alta que Leila;
  • Paula é menos alta que Ana e
  • Ana é menos alta que Leila,

Logo, pode-se afirmar corretamente que

Tópicos dessa questão: Raciocínio Lógico
12 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

João possui apenas moedas de 10 e 25 centavos, que juntas formam um total de R$ 1,95.

Assim sendo, pode-se afirmar corretamente que João tem

Tópicos dessa questão: Raciocínio Lógico
13 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Seja M um subconjunto finito do conjunto dos números inteiros.

Sobre os elementos de M, considere as seguintes informações:

  • 40 são números primos;
  • 50 são números positivos;
  • 14 são números não primos e não positivos e
  • 8 são números primos e positivos.

Considerando M o subconjunto dos inteiros com menor número de elementos que satisfazem, simultaneamente, as informações, pode-se afirmar corretamente que em M há

Tópicos dessa questão: Raciocínio Lógico
14 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Considere uma sequência finita formada por números inteiros positivos. Escolhido o primeiro termo (a1) da sequência; adota-se, a partir do segundo termo, o seguinte procedimento para a obtenção do n-ésimo termo (an):

para n natural maior ou igual a 2.

O último termo da sequência é obtido quando, ao aplicar o procedimento, se obtém pela primeira vez o número 1.

Nessas condições, se a1 = 12, então a quantidade de termos da sequência obtida é

Tópicos dessa questão: Raciocínio Lógico
15 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Atendendo ao apelo do papa Urbano II, em 1095, a Europa cristã organizou uma série de expedições militares conhecidas como Cruzadas, cujos objetivos declarados eram a conquista da Terra Santa de Jerusalém, a ajuda aos bizantinos e a união da cristandade contra os muçulmanos.

Apesar das oito Cruzadas, realizadas entre 1096 e 1270, nenhum desses objetivos foi plenamente alcançado. Por outro lado, como destaca o medievalista Jacques Le Goff, os comerciantes foram os grandes ganhadores da expansão cristã do século XII.

No contexto da Europa feudal, as Cruzadas contribuíram para a

Tópicos dessa questão: História
16 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Documentos da época dos Grandes Descobrimentos deixam evidente o interesse das metrópoles ibéricas em colonizar as novas terras, nos moldes do mercantilismo.

No início da colonização na América, as duas principais atividades econômicas estimuladas por Portugal e Espanha foram, respectivamente, a

Tópicos dessa questão: História
17 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Na introdução de um panfleto publicado em 1789, quando a Revolução Francesa era iminente, o bispo Sieyès escreveu:

Devemos formular três perguntas:
– O que é o Terceiro Estado? Tudo.
– O que ele tem sido até agora na ordem política? Nada.
– O que ele pede? Ser alguma coisa.

(SIEYÈS, E. J. Qu'est-ce que te Tiers État? In: História contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2001. p. 19).

Durante a Revolução Francesa, uma das principais reivindicações do Terceiro Estado foi a

Tópicos dessa questão: História
18 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Na segunda metade do século XIX, a cafeicultura dinamizou profundamente a economia brasileira ao

Tópicos dessa questão: História
19 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

No início do século XX, um jornalista descreveu o Rio de Janeiro, então capital da República, como “um monstro onde as epidemias se albergam dançando sabats magníficos, aldeia melancólica de prédios velhos e alçapados, a descascar pelos rebocos, vielas sórdidas cheirando mal”.

(Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural/Círculo do Livro, 1985, v. 1, p. 37.)

Entretanto, uma tentativa oficial de alterar esse cenário desolador resultou, em 1904, na rebelião popular conhecida como

Tópicos dessa questão: História
20 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Três das evidências da ocorrência de transformação química são:

  • mudança de cor;
  • mudança de cheiro e
  • produção de gás.

Essas três evidências são observadas, conjuntamente, quando

Tópicos dessa questão: Química
21 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Considere a reação química entre soluções aquosas de carbonato de sódio (Na2CO3) e cloreto de cálcio (CaCl2), produzindo carbonato de cálcio sólido (CaCO3) e cloreto de sódio (NaCl) em solução aquosa.

Supondo rendimento de 100%, a massa, em gramas, de cloreto de cálcio que deve reagir para produzir 10 g de carbonato de cálcio é, aproximadamente,

Massas molares (g/mol)

C = 12,0; O = 16,0; Na = 23,0; Cl = 35,5 e Ca = 40,0.

Tópicos dessa questão: Química
22 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Nas latinhas de refrigerantes. o elemento alumínio (número atômico 13) está presente na forma metálica e, na pedra-ume, está presente na forma de cátions trivalentes.

Logo. as cargas elétricas relativas do alumínio nas Iatinhas e na pedra-uma são, respectivamente,

Tópicos dessa questão: Química
23 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Para que uma transformação química esteja em estado de equilíbrio dinâmico, é necessário, entre outros fatores, que

Tópicos dessa questão: Química
24 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

No modelo da foto a seguir, os átomos de carbono estão representados por esferas pretas e os de hidrogênio, por esferas brancas. As hastes representam ligações químicas covalentes, sendo que cada haste corresponde ao compartilhamento de um par de elétrons.

O modelo em questão está, portanto, representando a molécula de

Tópicos dessa questão: Química
25 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Texto para as questões 25 a 29.

Fight the Violence!
Oct 14, 2011 6:53 PM EDT

What if gang violence in America could be reduced just by talking? Professor and activist David Kennedy talks with Ben Crair about his new book, Don’t Shoot, criticism of his plan, and the economics of gangs.

In 1995, David M. Kennedy went to Boston on behalf of1 Harvard’s Kennedy School of Government to study violent crime. Like many American cities at that time, Boston was suffering a wave of homicides. After linking up with a special Boston Police Department task force, Kennedy and his team recognized that most of the killing was the work of a small handful of identifiable gang members. Rather than locking them all up, they tried something new: They met with the gang members and community leaders, offered them assistance in getting off the streets, and warned them that, if any single gang member committed another murder2, they would crack down3 on the entire group. Crime dropped almost overnight, and Kermedy’s “Operation Ceasefire,” as it has come to be known, has been implemented in more than 70 cities, addressing issues from gun violence to drug markets to juvenile robberies. Now, Kennedy recounts his experiences in a new book, Don‘t Shoot: One Man, a Street Fellowship, and the End of Violence in Inner-City America.

(Newsweek. 14.10.2011. Adaptado)

  • (1) on behalf of: em nome de
  • (2) murder: assassinato
  • (3) crack down: usar de repressão com punição severa

Assinale a alternativa que apresenta o motivo correto pelo qual David M. Kennedy foi a Boston.

Tópicos dessa questão: Inglês
Tópicos dessa questão: Inglês
27 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

(Fight the Violence! - texto para responder às questões de números 25 a 29)

O pronome objeto them empregado em – offered them assistance in getting off the streets – refere-se a

Tópicos dessa questão: Inglês
Tópicos dessa questão: Inglês
29 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

(Fight the Violence! - texto para responder às questões de números 25 a 29)

Assinale a alternativa que apresenta a forma correta da voz ativa para o trecho em destaque na seguinte passagem do texto: Kennedy’s Operation Ceasefire, as it has come to be known, has been implemented in more than 70 cities.

Justificativa

O gabarito oficial apresenta a alternativa A como correta, entretanto não há alternativa correta.

Tópicos dessa questão: Inglês
30 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Em determinada semana do mês de maio, o departamento financeiro de uma empresa fez, na ordem apresentada, as seguintes retiradas:

  • 1/6 do saldo disponível para pagar uma fatura a vencer naquela semana;
  • 20% do restante para a compra de materiais de escrtório e
  • o valor de R$ 3.200.00 para pagamento da manutenção de um equipamento eletrônico.

Sabendo-se que, naquela semana, não ocorreram outras movimentações financeiras e que as retiradas realizadas resultaram em um saldo positivo de R$ 12.000,00, então o saldo disponível, antes das retiradas, era

Tópicos dessa questão: Matemática
31 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Uma academia possui duas salas contíguas e retangulares: uma para ginástica e a outra para ioga, conforme mostra a figura.

Para adequar o atendimento aos usuários, a academia realizou uma reforma em que a sala de ginástica foi transformada em um quadrado, aumentando o lado menor em 2 metros. Dessa maneira, a sala de ioga foi reduzida de 30 m2 para 18 m2.

A área da antiga sala de ginástica, em metros quadrados, era

Tópicos dessa questão: Matemática
32 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Um recipiente, no qual será acondicionado um líquido de densidade 0,9 g/cm3, tem o formato geométrico de um prisma reto quadrangular.

Sabe-se que

  • a base do prisma é um quadrado de lado 10 cm;
  • a massa do líquido a ser acondicionado no recipiente é 1,8 kg e
  • o líquido ocupa 80% da capacidade do recipiente.

Nessas condições, a altura do recipiente, em centímetros, é

Tópicos dessa questão: Matemática
33 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Considere a matriz M = \begin{bmatrix}0 & senx \\cosx & 0 \end{bmatrix}. A soma dos elementos da matriz M2 é

Tópicos dessa questão: Matemática
34 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Na figura, a reta \overline{AB} representa parte do gráfico de uma função do 1.° grau.

Sabendo-se que A(1; 6), B(3; m) e que a reta \overline{AB} corta os eixos x e y, respectivamente nos pontos (n; 0) e (0; 8), conclui-se corretamente que o valor de m + n é

Tópicos dessa questão: Matemática
35 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Ítalo brinca com o carrinho que ganhou de presente arrmessando-o sobre uma superfície horizontal, com uma velocidade de aproximadamente 5m/s, levando o carrinho a parar somente a 2,5 metros de distância do ponto de onde ele o lançou.

Seu pai, um professor de Física, decide determinar o coeficiente de atrito (\mu) entre a superfície e as rodas do carrinho, admitindo que a única força dissipativa seja a de atrito e que a aceleração da gravidade seja 10m/s2.

O valor de \mu encontrado corretamente pelo pai de Ítalo foi de

Tópicos dessa questão: Física
36 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Hans Christian Oersted foi um físico dinamarquês que, dentre seus inúmeros trabalhos, provou experimentamente a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Ele fez uma agulha de uma bússola se desviar, quando próximo a ela um fio condutor conduzia uma corrente elétrica.

Um aluno, ao tentar reproduzir o experimento de Oersted, utilizou uma bússola, um fio reto condutor, duas pilhas e um interruptor, fazendo a montagem conforme figura a seguir.

Ao fechar o interruptor, o aluno percebeu que a agulha da bússola sofreu um desvio que está melhor representado pela alternativa

Tópicos dessa questão: Física
37 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Um mestre de obras pediu a seu empregado que comprase 3 roldanas (polias) ideais e as montasse com o intuito de usá-las para erguer, com o menor esforço possível, um apoio contendo blocos de cimento. Para isso, a força F aplicada em uma das extremidades da corda deveria ser menor que o peso do apoio com os blocos.

A seguir estão representadas as 3 maneiras que o emprgado pensou em montar as roldanas.

O efeito desejado será melhor obtido pela(s) montagem(s) representadas por

Tópicos dessa questão: Física
38 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Dentro de um balão volumétrico, tem-se um gás perfeito a uma temperatura de 0°C ocupando um volume de 22,4 litros sob pressão de 1 atm. Esse gás sofre uma tranformação gasosa obtendo temperatura final de 27°C a uma pressão de 1 atm.

Assinale a afirmação correta sobre a transformação gassa sofrida e sobre seu volume final aproximado, em L.

Tópicos dessa questão: Física
39 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Um artista, para apresentar uma canção, toca (faz vibrar) a corda de um violão no ponto A com uma das mãos e com a outra tensiona, com o dedo, a mesma corda no ponto X. Depois disso, começa a percorrer essa corda da posição X até a posição Y, com o dedo ainda a tensionado, conforme a figura a seguir.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectvamente, as lacunas do texto que descreve esse processo.

Verifica-se, nesse processo, que o som emitido fica mais ........., pois, ao ......... o comprimento da corda, ......... a frequência do som emitido.

Tópicos dessa questão: Física
40 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Observe o mapa para responder à questão.

As áreas destacadas no mapa indicam regiões

Tópicos dessa questão: Geografia
41 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Um ano depois do terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 11 de março de 2011, causando o comprometimento da usina de Fukushima, a energia nuclear voltou a ser debatida pelos cientistas, ecologistas e pela sociedade civil que vêm destacando vantagens e desvantagens deste tipo de energia.

Sobre a energia nuclear é correto afirmar que

Tópicos dessa questão: Geografia
42 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Nestas últimas décadas, está ocorrendo no Sudeste brasileiro um fenômeno muito importante: a formação de uma megalópole, isto é, a

Tópicos dessa questão: Geografia
43 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Observe o gráfico para responder à questão.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a realidade brasileira permitem afirmar que as colunas 1 e 2 representam, respectivamente, as regiões

Tópicos dessa questão: Geografia
44 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Analise as afirmações sobre o trabalho das mulheres no Brasil.

  1. A proporção de mulheres no mercado de trabalho diminuiu nesta década.
  2. A remuneração média das mulheres é inferior à recebida pelos homens.
  3. A participação feminina nos serviços domésticos é menor do que a masculina.

É valido o que se afirma em

Tópicos dessa questão: Geografia
45 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

O fígado humano está localizado no abdome, em sua maior parte no lado direito do corpo, abaixo do músculo diafragma. Desempenha muitas funções vitais diferentes, entre as quais a produção e excreção da bile, que é armazenada na vesícula biliar.

Entre as várias funções da bile, destaca-se sua importância na digestão, por meio da ação específica de

Tópicos dessa questão: Biologia
46 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

No Brasil, há muitas cidades onde não há saneamento básico. Nesses locais, a população é obrigada a se servir de fossas sépticas ou de alternativas mais rudimentares, como fossas a céu aberto ou lançamento de dejetos em cursos d'água, o que aumenta a incidência de inúmeras doenças parasitárias.

Para evitar essas doenças, a população deve pôr em prática medidas profiláticas simples, que envolvem desde hábitos básicos de higiene pessoal até medidas prventivas, que variam de acordo com a doença a se prevenir.

Assinale a alternativa que associa corretamente a doença parasitária com sua específica medida profilática.

Doença parasitária Medida profilática (preventiva)
A Giardíase Tomar vacinas.
B Amarelão Usar calçados.
C Teníase Lavar bem as frutas e verduras.
D Ascaridíase Combater os mosquitos transmissores.
E Esquistossomose Evitar comer carne crua ou mal cozida.
Tópicos dessa questão: Biologia
47 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Os alimentos mal preparados ou conservados de forma inadequada podem estar contaminados pela bactéria anaeróbia obrigatória denominada Clostridium botulinum. Essa bactéria é produtora da neurotoxina botulínica, que pode acumular-se nos alimentos mal conservados e causar a doença botulismo.

Essa doença é grave, não multo frequente e provoca paralisia flácida (fraqueza dos músculos), dificuldade de engolir, vômito, fala ininteligível, retenção de urina, podendo evoluir para paralisia respiratória se não for tratada rapidamente.

Com relação a essa doença, assinale a alternativa correta.

Tópicos dessa questão: Biologia
48 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

O crustáceo do gênero Pagurus, conhecido como caraguejo-eremita, ao contrário de outros caranguejos, não tem a carapaça rígida, conhecida como exoesqueleto. Assim, para proteger seu delicado abdome, ocupa uma concha vazia de molusco, a qual arrasta consigo ao se deslocar pelo fundo do mar, abandonando-a apenas para trocá-la por outra maior.

Sobre a concha ocupada pelo caranguejo-eremita é frequente se encontrarem uma ou mais anêmonas-do-mar, que se beneficiam da associação com o caranguejo por ganharem mobilidade e aproveitarem as sobras de alimentos.

O caranguejo-eremita, por sua vez, beneficia-se dos mecanismos de defesa das anêmonas-do-mar, cujos tentáculos têm substâncias urticantes e capazes de provocar queimaduras em eventuais predadores.

A relação ecológica que o caranguejo estabelece com as anêmonas-do-mar é denominada

Tópicos dessa questão: Biologia
49 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

A figura a seguir representa uma árvore filogenética, referente à classificação dos seres vivos em cinco reinos, bem como alguns seres vivos pertencentes a cada um desses reinos.

Pensando nas características de alguns seres reprsentados na árvore filogenética, é correto afirmar que o reino

Tópicos dessa questão: Biologia
50 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Leia o texto a seguir para responder às questões de números 50 a 53.

Em 2009, a Escola Estadual D. Pedro I, na aldeia Betânia, onde vivem cinco mil ticunas (estima-se que haja 32 mil ticunas vivendo no Alto Solimões, entre a Amazônia brasileira, a colombiana e a peruana), ficou na rabeira do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. O colégio, frequentado por 600 jovens representantes da etnia, ostentou o último lugar.

“Há dois ou três anos, todos os professores eram de fora da aldeia, A Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues foi formando professores indígenas, e o quadro mudou. Nossa escola é muito boa. Tem um ponto de internet. Há dois anos, temos eletricidade. Nosso problema é a língua. Das regiões de Tefé a Tabatinga, predomina a etnia ticuna. Eu acho que justifica lutar por uma universidade ticuna”, diz Saturnino, um dos poucos fluentes em português na aldeia Betânia.

São índios. Mas não adoram o Sol, a Lua, as etrelas, os animais, as árvores. Praticam, sim, com afinco, a religião batista, imposta por um missionário americano, o pastor Eduardo – provavelmente, Edward – que passou por ali, pelo Alto Solimões, a região mais isolada da Amazônia, no amanhecer dos anos 60. São brasileiros, amazonenses, porém não assistem à novela das oito nem ouvem sertanejo universitário. Eles se ligam na TV colombiana e escutam música importada do país vizinho, que ecoa estrondosa dos casebres de madeira. O único sinal de que devem passear de vez em quando pela Globo é o penteado do Neymar enfeitando as cabeleiras ecorridas e negras. Não falam português fluentemente. As crianças nem sequer entendem. A língua dos bate-papos animados é o ticuna. No entanto, são obrigados a aprender matemática, química, física, história, geografia etc. na língua-pátria. Uma situação insólita: na língua que não dominam, o português, os jovens precisam ler e escrever – e prestar exames. E, na língua que dominam, o ticuna, também encontram limitações na leitura e na escrita, por tratar-se de uma língua de tradição oral. Assim caminha a juventude ticuna: soterrada numa salada de identidades.

(MONTEIRO, Karla, A pior escola do Brasil? Revista Samuel, número 1, 2012, pp. 36-39. Adaptado.)

O título – A pior escola do Brasil? – justifica-se em relção ao conteúdo do texto pelo seguinte:

Tópicos dessa questão: Português
51 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

(A pior escola do Brasil? - texto para responder às questões de números 50 a 53)

No trecho do primeiro parágrafo – ...estima-se que haja 32 mil ticunas vivendo no Alto Solimões... –, a partícula SE é classificada como partícula apassivadora.

Assinale a alternativa em que essa partícula é empregada com a mesma função.

Tópicos dessa questão: Português
52 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

(A pior escola do Brasil? - texto para responder às questões de números 50 a 53)

Assinale a alternativa em que o item em destaque aprsenta mudança de classe de palavras conforme descrito.

Tópicos dessa questão: Português
53 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

(A pior escola do Brasil? - texto para responder às questões de números 50 a 53)

A informação – “São índios. Mas não adoram o Sol, a Lua, as estrelas, os animais, as árvores.” – é uma negativa ao estereótipo indígena presente nas obras do Indianismo, primeira fase do período literário cuja preocupação era a valorização das raízes históricas brasleiras e, por consequência, da soberania nacional. Assinale a alternativa que nomeia esse período.

Tópicos dessa questão: Literatura
54 (Fatec 2012 - 2º Semestre - Prova)

Iracema, obra de José de Alencar, configura-se como um mito que dialoga intertextualmente com histórias mais recentes do cinema, tais como Pocahontas e Avatar.

Assinale a alternativa em que esse mito está corretamente descrito.

Tópicos dessa questão: Literatura

Matérias desta prova

5

Racha Cuca+