Idade Antiga

A Idade Antiga (Antiguidade) começa com a invenção da escrita (3500 a.C.) e dura até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.).

Geralmente, as civilizações que estudamos deste período são: Sumérios, Persas, Egito, Grécia e Roma. Além disso, muitas vezes aprendemos também sobre as civilizações pré-colombianas: Astecas, Maias e Incas.

Egito Antigo

As primeiras cidades do Egito Antigo se formaram próximas ao rio Nilo, especialmente na parte inferior. Isso aconteceu porque as inundações do rio irrigavam o vale e permitiam excelentes colheitas.

A civilização em sí foi formada com a unificação dos reinos do Alto e Baixo Egito. Ao longo de muitos anos, essa civilização desenvolveu técnicas e monumentos lembrados até os dias de hoje. Um exemplo clássico são as pirâmidas, que eram usadas muitas vezes como templos mortuários pelos faraós.

Grécia Antiga

Chamamos de Grécia Antiga um conjunto de cidades-estado que apresentavam línguas parecidas e padrões culturais similares. O estudo dessa civilização é dividido em dois grandes períodos: período Arcaico e período Clássico.

No primeiro período ocorrerram diversas transformações na sociedade grega, como o surgimento dos aristocratas. Além disso, nesse período teve inicio as Guerras Médicas (disputa entre gregos e o Império Persa).

O Período Clássico ficou marcado pelos conflitos, especialmente pela Guerra do Peloponeso, um conflito entre Atenas (Liga de Delos) e Esparta (Liga do Peloponeso).

É interessante lembrar das colaborações da civilização grega para a nossa cultura. Entre elas, podemos citar a filosofia e o teatro.

Roma Antiga

A civilização romana desenvolveu-se na Península Itálica durante aproximadamente 1200 anos. Esse período pode ser dividido em três fases: Monarquia (753 - 509 a.C.), República (509 - 27 a.C.) e Império (27 a.C. - 476 d.C.).

Sobre a fase monárquica, destaca-se principalmente a formação de Roma através da mistura de povos que foram habitar a região.

A República ficou marcada pelos conflitos entre patrícios e plebeus, assim como pelas conquistas territoriais, que provocaram um aumento das riquezas, expansão do latifundio e do escravismo e aumento das desigualdades sociais.

O Império romano começou com certa estabilidade e paz. Entretanto, o cenário mudou e iniciou-se um período de instabilidade política e crise economica, culminando com a decadência de Roma e, posteriormente, com a queda do império devido as sucessivas invasões bárbaras.

  • Egito Antigo

    Detalhes sobre a política, a cultura e a sociedade do Egito Antigo, assim como os principais acontecimentos durantes as três grandes fases.

  • Grécia Antiga

    Confira os principais acontecimentos da Grécia Antiga (período Arcaico e período Clássico), assim como detalhes sobre a economia e a sociedade das polis Atenas e Esparta. Confira também informações sobre a filosofia e o teatro grego.

  • Roma Antiga

    Confira as principais características da Roma Antiga com relação as suas três fases principais: a Monarquia, a República, e o Império.

  • Mesopotâmia

    O que chamamos "Mesopotâmia" foi uma série de entidades político-territoriais presentes no oriente médio que existiram por mais de 3 mil anos, que podem ser divididos em 5 partes.

  • Persas

    A Pérsia Antiga foi um conjunto de diferentes entidades político-territoriais que tinham em comum a ancestralidade, a cultura e os costumes. As principais fases da Pérsia Antiga foram: A fase Aquemênida, a fase Parta, e a fase Sassânida.

  • Hebreus

    Os hebreus (Reinos Hebreus) foram dois reinos que existiram durante a primeira metade do primeiro milênio. Confira as características desses reinos e outras informações sobre os hebreus.

  • Fenícios

    A civilização fenícia, os fenícios, foi um conjunto de diferentes culturas e entidades político-territoriais que tinham em comum a ancestralidade de suas classes dominantes.

Conteúdos relacionados

5

Racha Cuca+