Brasil Império

O período imperial brasileiro começa em 1822, quando foi proclamada a independência (ver Independência do Brasil), e termina em 15 de novembro de 1889 com a Proclamação da República. A seguir destacaremos alguns dos principais acontecimentos do período.

Primeiro Reinado (1822-1831)

O primeiro reinado ficou marcado pela Constituição de 1824, que foi a primeira constituição brasileira. Ela foi outorgada por D. Pedro I e apresentava uma característica interessante: o quarto poder. Ou seja, além dos três poderes clássicos (executivo, legislativo e judiciário), existia o poder moderador, exercido pelo próprio D. Pedro I.

Em reação a política centralizadora do imperador, eclodiou um movimento revolucionário, a Confederação do Equador, que iniciou-se em Pernambuco e difundiu-se por todo o nordeste.

O primeiro reinado terminou com a abdicação de D. Pedro I e com a nomeação do filho dele, D. Pedro de Alcântara de apenas cinco anos, ao poder. Como ele era uma criança, a Constituição de 1824 indicava que o Brasil deveria ser governado por uma regência composta de três membros. Assim, tem início o Período Regencial.

Período Rengencial

O período regencial foi muito conturbado. Nele ocorreram as seguintes rebeliões regenciais: Balaiada (1838 – 1841), Cabanagem (1835 – 1840), Sabinada (1837 – 1838), Revolução Farroupilha (1835 – 1845), entre outras.

Esse período pode ser dividido em duas fases: Avanço Liberal (1831-1837) e Regresso Conservador (1837-1840). Com relação aos governos regenciais, temos:

  • Regência Trina Provisória (abril-julho de 1831)
  • Regência Trina Permanente (1831-1837)
  • Regência Una de Feijó (1835-1837)
  • Regência Una de Araújo Lima (1837-1840)

Segundo Reinado (1840-1889)

Os liberais anteciparam a maioridade de D. Pedro, que assumiu o poder antes de completar 15 anos. Isso ficou conhecido como Golpe da Maioridade.

Durante esse período houve uma melhoria na economia brasileira devido ao café (ver Ciclo do Café), o novo produto de exportação brasileiro. Em 1840, foi criada a Tarifa Alves Branco, elevando assim as taxas alfandegárias. Isso provocou um aumento das arrecadações e estimulou o mercado interno. Vale destacar o surgimento do Barão de Mauá, um dos empresários mais importantes do período.

O Segundo Reinado também ficou marcado pela Revolução Praieira e pela Guerra do Paraguai. A Praieira ocorreu em Pernambuco, entre 1848 e 1850, e teve um carater separatista e liberal, chegando inclusive a apresentar algumas ideias socialistas vindas das Revoluções de 1848.

A Guerra do Paraguai (1865-1870), aliado a questão da escravidão, acelerou a crise do império. E foi com um golpe liberado por Marechal Deodoro da Fonseca que o império terminou no dia 15 de novembro de 1889.

Bibliografia
  • Koshiba, Luiz, Pereira, Denise Manzi Frayze. História do Brasil. 7 edição. São Paulo.
  • Independência do Brasil

    Aprenda quais foram as causas e quais as consequências da independência do Brasil, que ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 através de Dom Pedro.

  • Guerra do Paraguai

    Confira as principais causas da Guerra do Paraguai (Guerra da Tríplice-Aliança), como aconteceu e as consequências dela para o Brasil e os outros países envolvidos.

  • Golpe da Maioridade

    O Golpe da Maioridade ocorreu quando o parlamentou coroou D. Pedro II imperador do Brasil. Isso aconteceu em 1840, data na qual D. Pedro II tinha apenas 14 anos.

  • Constituição de 1824

    Uma das principais características da Constituição de 1824 era a existência de quatro poderes. Além dos três poderes tradicionais, existia o poder Moderador, exercido por D. Pedro I.

  • Ciclo da Borracha

    O Ciclo da Borracha foi último grande ciclo econômico da história do Brasil. Ele ocorreu na região amazônica entre 1879 e 1912 e não trouxe nenhum grande desenvolvimento econômico ou tecnológico para o país.

  • Confederação do Equador

    A Confederação do Equador foi uma revolta que ocorreu no nordeste brasileiro e que teve caráter autonomista e republicano.

  • Rebeliões Regenciais

    As Rebeliões Regencias (Revoltas Regenciais) ocorreram em todo o Brasil. As principais rebeliões foram a Balaiada, a Cabanagem, a Sabinada e a Revolução Farroupilha.

  • Período Joanino

    O "Período Joanino" consistiu no périodo no qual a famímia real portuguesa ficou no Brasil. As consequências foram a Abertura dos Portos às Nações Amigas e a extinção do Pacto Colonial.

  • Ciclo do Café

    O Ciclo do Café foi um período de aproximadamente 100 anos no qual o café foi o principal produto de exportação do Brasil. O cultivo do grão prevaleceu no Vale do Paraíba e nas áreas de terra roxa.

  • Revolução Praieira

    A Revolução Praieira (1848-1850) ocorreu na antiga província de Pernambuco durante o segundo reinado. Ela teve caráter socialista e anti-monarquista e tinha como objetivo mudar o cenário político e social do Brasil.

5

Racha Cuca+