História do Brasil

Quando comparamos a história do Brasil com a de outros países, em especial, os europeus, notamos que a nossa história é relativamente curta, visto que inciamos o estudo da história do Brasil através da sua descoberta, em 1500. Ou seja, temos um pouco mais de 500 anos de história para serem analizados e compreendidos. Podemos dividir esse período em três grandes partes: Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República.

Brasil Colônia

Considera-se o perído de 1500 a 1530 como período Pré-Colonial, uma vez que a colonização não teve início após o Brasil ser descoberto, mas sim quando iniciou-se o povoamento. Desta maneira, o período colonial foi de 1530 até 1815, quando o país tornou-se reino unido a Portugal.

Entre os principais tópicos desse período podemos citar a o Ciclo da Cana-de-Açúcar, o Ciclo do Ouro, o Governo Geral e as Rebeliões Separatistas e Nativistas.

Brasil Império

O período imperial iniciou com o a Independência do Brasil, através do grito do Ipiranga (7 de setembro de 1822) e durou até o ano de 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a república através de um golpe militar.

Durante esses 77 anos, muitas coisas aconteceram, entre elas, podemos citar o Primeiro e o Segundo Reinado, as Rebeliões Regenciais, a Revolução Praieira, a Guerra do Paraguai, entre outras.

Brasil República

O período republicano pode ser dividido em República Velha, Era Vargas, Segunda República, Regime Militar e Nova República. Cada uma dessas fases da república apresentaram fatos importantes como, por exemplo, a política do café com leite, a participação do Brasil nas duas Guerras Mundiais, o Golpe Militar e muito mais.

  • Brasil Colônia

    A colonização do Brasil durou de 1500 até 1822, quando ocorreu a sua independência. Na economia desse período, podemos citar o Ciclo do Açúcar e do Ouro.

  • Brasil República

    O período repúblicano pode ser dividido em República Velha, Era Vargas, República Populista, Regime Militar e Nova República.

  • Brasil Império

    O império inicia-se com a proclamação da independência (1822) e se estende até a proclamação da república (1889). Podemos destacar a Constituição de 1824, o Golpe da Maioridade, a Revolução Praieira e a Guerra do Paraguai.

Conteúdos relacionados

5

Racha Cuca+